No planeamento feito só foram consideradas rodovias com pavimento definitivo, por se entender que os planos de fomento não devem suportar encargos com obras provisórias, pelo menos neste sector.

2.2. Caminhos de ferro O programa proposto contém apenas os investimentos considerados prioritários.

Quanto aos caminhos de ferro de Luanda e Moçâmedes, considera-se urgente melhorar as suas condições de exploração, de modo a torná-las mais eficientes e económicas, e nesse sentido convergem os empreendimentos propostos.

Para o caminho de ferro de Benguela, além de outros melhoramentos importantes, prevê-se a construção da variante do Cubai, que em muito virá melhorar as suas condições de exploração e a sua capacidade de tráfego.

2.3. Portos, transportes marítimos e fluviais Os objectivos a atingir durante o III Plano visam:

Melhorar o aproveitamento das infra-estruturas existentes;

Construir outras instalações com vista a acompanhar a evolução do tráfego e a estimular o desenvolvimento da província.

2.4. Infra-estruturas e fomento aeronáutico e transportes aéreos São objectivos do III Plano de Fomento, relativamente a cada um dos subsectores já diferenciados, os seguintes: Infra-estrutura aeronáutica

Conseguir o total apetrechamento dos aeroportos internacionais e a satisfação dos compromissos internacionais assumidos;

Melhorar, tanto quanto possível, a rede de aeródromos do dispositivo provincial principal, de modo que as aeronaves disponham de condições de operação mais seguras e eficientes;

Melhorar a rede de aeródromos provinciais secundários, satisfazendo simultaneamente as necessidades de defesa e o desenvolvimento económico-social das diversas regiões;

Melhorar a rede de aeródromos e pistas de recurso, de acordo com as necessidades militares surgidas e o desenvolvimento económico e social das regiões;

Melhorar as condições em que se processam a direcção, inspecção, coordenação e controle de todas as actividades aeronáuticas. Fomento aeronáutico

Intensificar a preparação de técnicos de aeronáutica, dentro de todas as especialidades que a mesma encerra, a preparação de pilotos das diversas especialidades e a criação de escolas de pilotagem, pára-quedismo, voo sem motor, aeromodelismo, etc.;

Criar novas oficinas aeronáuticas e remodelar as existentes, por forma a satisfazerem totalmente as necessidades da D. T. A., bem como as da Força Aérea;

Ampliação de áreas operacionais e criação de condições para a melhoria dos serviços da D. T. A. Transportes aéreos Transporte aéreo regular

Organizar o transporte aéreo regular de acordo com os seguintes objectivos:

Quanto à rede:

Estabelecimento em Nova Lisboa de uma base secundária com meios necessários à manutenção dos aviões que nela estacionam;

Reestruturar e ampliar as ligações internas.

Quanto aos meios:

Iniciar a substituição dos aviões DC 3, já obsoletos, por material mais moderno, seguro e adequado às correntes de tráfego existentes. Transporte aéreo não regular

Impulsionar a acção das pequenas empresas de transporte aéreo (actuais táxis aéreos) por forma a completarem a rede de transporte aeronáutico da província.

2.5. Telecomunicações Podem sintetizar-se os seguintes objectivos fundamentais:

Estabelecimento de um esquema de identificação de uma maior rede de novas centrais telefónicas automáticas;

Estabelecimento de um grupo de centros fixos de assistência à navegação marítima;

A normal interligação perfeita e adequada de todos os centros fixos pelo sistema de altas frequências de VHF;

Comparticipação, na actual rede de comunicações pelo sistema convencional em HF, de um sistema em SSB ou BLU;

Estabilização do futuro sistema telegráfico telex na província e previsíveis ampliações; Estabelecimento de um lote de peças de reserva destinadas à manutenção dos quatro sistemas de comunicações;

Programação de edificações imprescindíveis à recepção e instalação dos equipamentos a adquirir com a aplicação directa nos vários sistemas em uso nos

Quanto à radiodifusão, considera-se, com base nos elementos obtidos nos quatro anos de trabalho efectivo do Plano de Radiodifusão de Angola, como

objectivos a atingir, os seguint es:

Cobertura, como recurso mais consentâneo com as possibilidades económicas e distribuição da população, de todo o território de Angola em ondas decamétricas;

Cobertura dos territórios vizinhos, em ondas decamétricas, às horas que forem julgadas convenientes;

Cobertura, em ondas hectométricas e FM, por meio de repetidores ou regionais de pequena potência, das áreas mais densamente povoadas.

Estando já assente a instalação de novos emissores de 100 kW e antenas, ficar-se-á a dispor dos meios necessários a esta emissão;