As instalações de acostagem do porto do Lobito são actualmente suficientes para o movimento que lhes é imposto. Admite-se, no entanto, que a partir de 1969 venha a verificar-se a necessidade de as ampliar, pelo que se recomenda sejam levados a efeito os estudos necessários a um completo conhecimento da situação. Naturalmente, todos os futuros empreendimentos haverão de ficar dependentes dos resultados de tais estudos.
Quanto a instalações em terra e equipamento, considerou-se justificada a conclusão do apetrechamento iniciado ao abrigo do Plano Intercalar.
A necessidade de tudo o mais que se deseja haverá de ser confirmada pelos estudos que acima se preconizam.
Moçâmedes
Já que as obras relativas ao movimento mineiro deste porto não constituirão encargos do III Plano de Fomento, Moçâmedes encarar-se-á aqui, com exclusão dos efeitos directos que as exportações de Cassinga sobre ele produzirão.
Assim sendo, pode dizer-se que o porto dispõe de superabundância de cais, pelo que nenhumas obras deste tipo haverá que executar entre 1968-1973. Em tais condições, os investimentos que se prevêem terão apenas em vista completar empreendimentos já iniciados no Plano Intercalar, havendo que, como para os outros portos, prever a verba para estudos a levar a cabo no período do III Plano de Fomento.
Cabinda
O distrito de Cabinda justifica e necessita de um porto de longo curso, que haverá de ser construído no período do III Plano de Fomento.
Há, no entanto, ainda problemas a resolver quanto à sua localização e quanto a outros pontos de importância, pelo que é necessário aguardar decisão superior.
A construção de um porto de acostagem para fosfates rodeia-se ainda de incertezas, que só estudos adequados removerão, isto até porque a exportação de tais produtos poderá influenciar grandemente a solução que venha a adoptar-se para o porto do distrito, no qual as respectivas instalações hão-de ficar incluídas.
As condições actuais deste porto indicam a necessidade de nele estabelecer, desde já, obras acostáveis - uma ponte-cais de longo curso para o serviço da pesca, integrável num. eventual e futuro porto comercial, cuja construção haverá de ficar dependente de estudos integrados no planeamento portuário da província agora em elaboração.
Torna-se necessária a defesa contra a erosão da costa em que se encontra enraizada a ponte-cais. Para o efeito, foi construído um campo de esporões, cuja conservação há que prever.
Não há, por enquanto, elementos que permitam uma justificação bastante deste porto, desejado em alguns sectores da província.
Por isso, só estudos tendentes à sua recolha serão de inscrever no III Plano de Fomento.
Prevendo-se que a movimentação dos produtos deste centro pesqueiro seja feita através de uma cabotagem, que os concentre em Porto Alexandre, qualquer acção deve aguardar a definição da política a adoptar quanto a este último porto.
Há que prever a realização de estudos em alguns dos outros portos secundários, na medida das necessidades.
Transportes fluviais
Inscrevendo, embora, verba para estudos, obras e instalações de meios vários, há que prever a necessidade de ajustamentos, sobretudo em. razão de actividades que virão a desenvolver os recém-criados serviços hidráulicos da província.
Carenagem
Os poucos meios de alagem existentes na província impõem a construção, com a possível brevidade, de pelo menos, um plano inclinado ou doca seca para navios de 2000 a 3000 t.
3.4. Infra-estrutura e fomento aeronáutico e transporte aéreo
Órgãos de direcção, coordenação, apoio e instrução
Pretende-se apetrechar o Centro de Controle Regional (Luanda) com a instalação de circuitos teleim-pressores e A. T. C., adquirindo também mobiliário e equipamento. Deste modo, satisfazendo os compromissos internacionais, conseguir-se-ia melhor e maior eficiência operacional, sob os aspectos aeronáuticos e meteorológicos, nas ligações radioeléctricas entre Luanda e Kinshasa, Brazzaville, Salisbúria, Lisboa e Nova Lisboa.
De acordo com os objectivos propostos para o III Plano, e com vista a suprir a grande falta de técnicos nas diferentes especialidades aeronáuticas, projecta-se a realização de cursos de preparação aeronáutica.
Projecta-se a ampliação e o melhoramento da aerogare, com vista a proporcionar melhores condições aos passageiros em trânsito. Dadas as exigências do grande tráfego interno e internacional, prevêem-se ainda os seguintes empreendimentos: conclusão dos trabalhos de drenagem nas áreas adjacentes à pista, completamento da estação de serviço de incêndio, melhoramento da vedação periférica e construção de caminhos de ronda, aquisição e instalação de uma ajuda-rádio I. L. S. e melhoria dos sistemas de comunicações, aquisição de equipamento de desobstrução de áreas operacionais e construção de parques e armazéns.
A fim de satisfazer as necessidades mínimas dos passageiros, empresas aéreas e serviços de aeronáutica e meteorológico, projecta-se a construção da aerogare e torre de controle. Encara-se ainda a materialização dos seguintes empreendimentos: construção da 2.ª fase da