Investimentos Em face dos objectivos que atrás ficaram definidos, torna-se necessário que seja dada realização aos empreendimentos a seguir enunciados. Ensino primário

Para as construções escolares necessárias pré vêem-se os seguintes tipos de edifícios:

Edifícios para escolas primárias com quatro salas de aula;

Edifícios para escolas de ambiência rural com uma sala de aula e residência para professor;

Edifícios para escolas do magistério com doze salas;

Edifícios para escolas de habilitação de professores de posto com. oito salas de aula, dormitório, refeitório, granja, igreja e residências para professores;

Edifícios para escolas de artes e ofícios com oito salas, dormitório, refeitório, granja, igreja e residências para professores.

Postos escolares

Prevê-se a construção de postos escolares em diferentes

distritos.

Escolas do magistério primário

É necessária a construção de edifícios para escolas do magistério, mas deve salientar-se que três deles se destinam a alojar alunos de outras tantas escolas que actualmente funcionam nas sedes das associações de classe em Luanda, Silva Porto ei Sá da Bandeira.

Escolas de habilitação de professores de posto

Prevê-se a construção de escolas deste tipo em diversas partes da província.

Escolas de artes e ofícios

Prevê-se a construção de escolas deste tipo distribuídas pelas diferentes distritos. Ensino liceal

O programa previsto inclui a construção e apetrechamento de liceus distribuídos pelas cidades de Carmona, Luanda, Luso, Silva Porto, Salazar, Novo Redondo e Cabinda.

Secundário industrial e comercial

Está prevista a construção de escolas industriais e comerciais, uma escola técnica elementar e uma escola industrial.

Secundário agrícola

Prevê-se a construção & apetrechamento das seguintes escolas:

Uma escola prática de agricultura;

Três escolas elementares de agricultura.

Prevê-se a construção de uma escola de pesca em Moçâmedes.

Médio industrial, comercial e agrícola

Neste grau de ensino prevê-se a construção e respectivo apetrechamento de:

Um instituto industrial;

Um instituto comercial;

Uma escola de regentes agrícolas. Ensino superior

Os Estudos Gerais devem ser instalados em edifícios funcionais especialmente concebidos.

Considerando-se que as instalações representam uma primeira prioridade, foi-lhe consignada a maior percentagem da verba destinada a este grau de ensino e prevista, na distribuição anual, concentração do verbas nos dois primeiros anos do Plano.

Para as instalações e apetrechamento dos cursos de Ciências Pedagógicas, de professor adjunto do 8.º e 11.º grupos do ensino técnico profissional, Médico-Cirúrgico, de Engenharia, de Agronomia e Silvicultura e de Medicina Veterinária, é de considerar a necessária dotação. Problemas da juventude

Prevê-se a construção de lares e pousadas para estudantes e a criação de clubes de juventude de estabelecimentos de ensino secundário. Investigação ligada ao ensino Tradicionalmente ligadas, investigação científica e ensino superior constituem duas actividades interdependentes e, num sentido, indissociáveis. Se é possível admitir, sobretudo nos domínios da aplicação e da tecnologia, instituições dedicadas exclusivamente à investigação científica sem quaisquer funções docentes (embora quase sempre articuladas mais ou menos directamente com o ensino), parece inconcebível uma Universidade estática e passiva, limitada a ensinar tardiamente aquilo que os outros descobriram.

Os Estudos Gerais Universitários, parte própria da Universidade portuguesa, não podiam alhear-se deste princípio fundamental. Assim o entendeu o legislador, que no artigo 12.º do Decreto-Lei n.º 44 530 e no artigo 15.º do Decreto-Lei n.º 45 180 prevê a integração dos organismos de investigação científica com sede nas respectivas províncias; assim o entenderam o Senado Universitário e os Governos central e provincial, ao aproximar diversos cursos das instituições responsáveis pela investigação nos domínios correspondentes. Os Estudos Gerais Universitários cobrem todos os tipos de investigação, mas é sobretudo no sentido da pesquisa fundamental que se exercerá a sua actividade.

No entanto, os Estudos Gerais Universitários encontram-se ainda na fase de organização. Não é, pois, realista pretender estruturar desde já um pormenorizado plano de investigações, mesmo para o prazo relativamente próximo abrangido pelo III Plano de Fomento.

Julgou-se antes mais razoável procurar obter às condições mínimas de trabalho e realizar progressivamente os projectos que se revelarem praticáveis com os meios próprios disponíveis e os recursos de outros organismos de investigação.