Desde 1960 os efectivos totais da população alienígena seguiram a seguinte evolução:

A população branca tem aumentado a sua participação relativa, no total da população alienígena, sendo especialmente de referir a rápida expansão que se verificou entre 1950 e 1960 nos distritos do Sul do Save e no distrito de Manica e Sofala. Distribuição espacial A densidade populacional da província era de 9,1 habitantes por quilómetro quadrado, de acordo com a estimativa da população total efectuada para 1965.

O distrito de Lourenço Marques é o primeiro em ocupação relativa, seguido dos distritos de Moçambique e da Zambézia. O distrito do Niassa é o de menor densidade populacional.

Apresenta-se a seguir, por ordem decrescente, a densidade populacional de cada um dos distritos:

Habitantes por quilómetro quadrado

Ao nível do concelho ou circunscrição, verifica-se que as áreas de maior densidade se situam no litoral, com excepção dos concelhos dos Muchopes e do Baixo Limpopo.

A distribuição das densidades populacionais dos concelhos e circunscrições da província é apresentada no quadro seguinte, onde se mostra que 50 por cento dos concelhos e circunscrições tinham em 1960 uma densidade inferior a 10 habitantes por quilómetro quadrado e apenas 20 por cento superavam 30 habitantes por quilómetro quadrado.

Densidade populacional em 1960

Por sua vez, a análise circunscrita apenas à população alienígena permite concluir que a sua ocupação espacial relativa tem pouco significado, com excepção do distrito de Lourenço Marques, em que atingiu 4,1 habitantes por quilómetro quadrado, em 1960. Estrutura etária A repartição dos habitantes em três grandes classes etárias - 0-14, 15-59 e 60 e mais anos - permite considerar a população de Moçambique pertencente ao tipo progressivo: elevada proporção de valores potenciais (grupo i) e reduzida percentagem do grupo III, conforme é evidenciado pela distribuição por idades para 1940 e 1950, completada, para efeitos de comparação, com a que resultaria da aplicação de uma estrutura etária típica dos países da África oriental à população total constante do censo de 1960.

Estrutura etária nos anos de 1940, 1950 e 1960

Unidade: milhar de habitantes

29. A estrutura demográfica da população alienígena é uma resultante das características, em termos de dinâmica populacional, dos diversos tipos somáticos que a constituem. Entre estas características avulta, em especial, a relativamente forte corrente imigratória da população branca, que origina um predomínio das idades adultas, tal como se verifica no quadro que a seguir se apresenta, para os anos de 1940 a 1955.

Estrutura etária da população alienígena nos anos de 1940, 1950 e 1955

Unidade: milhar de habitantes