Os objectivos a definir na vigência, do III Plano de Fomento para incrementai: a actividade do sector, além dos que se mencionam em «Estudos de biologia piscatória e pesca experimental», são os seguintes:

Exercer a pesca da lagosta, camarão e outros crustáceos com artes adequadas;

Dotar a pesca de arrasto com barcos adequados;

Industrializar os produtos da pesca por congelação, conservas por enlatamento e formação;

Fomentar a distribuição do produto por todas as regiões da província.

As verbas a despender durante o Plano são as que mencionam os referidos «Estudos de biologia piscatória», além dos investimentos de origem privada, sobre os quais não foi possível dispor de elementos completos. É de assinalar, no entanto, como projecto já em realização o empreendimento da Arem - Sociedade dos Armadores das Pescas em Moçambique, em cujo âmbito estão previstos investimentos da ordem dos 50 000 contos no período do III Plano de Fomento para aquisição de embarcações e instalações frigoríficas e fabris. Indústrias extractivas e transformadoras Evolução recente e problemas actuais Aproveitamento dos meios de obtenção de água doce A situação actual e os objectivos no que se refere ao problema do abastecimento de água às populações rurais e ao gado não é desafogada, com reflexos nas condições de vida da população e na manutenção e qualidade dos efectivos pecuários existentes; verifica-se ainda a insuficiente articulação das diferentes entidades públicas com responsabilidades na orientação deste sector.

Foi considerado fundamental para o desenvolvimento do Sul do Save e para a exploração do gado bovino do Tete a resolução do problema de abastecimento de água, passando, portanto, estas zonas a constituir pólo de preocupações.

Era de considerar-se igualmente a situação do problema do abastecimento de água de pequenos núcleos populacionais.

Reconhece-se que os problemas a encarar são de ordem muito diversa. De facto, há, por um lado, que proceder a estudos hidrogeológicos de base, sem os quais são forçosamente pouco produtivos, por vezes impossíveis, os trabalhos concretos de execução das captações. Por outro lado, o deficiente sistema de conservação actual inutiliza uma grande parte das captações existentes. Finalmente, deve ser definido o próprio regime e ritmo a que deve obedecer a execução das captações.

No que se refere a estudos hidrogeológicos, o problema assume feição muito diversa, conforme a região de que se trate. De facto, se para o Sul do Save existem elementos que, para cada zona, permitem já o equacionamento de cada problema de pesquisa, há agora necessidade de o completar com um estudo hidrogeológico de pormenor e realizar os projectos de captações. No distrito de Tete, o conhecimento é muito mais imperfeito e em grande parte dos outros distritos a informação é praticamente inexistente. Havendo que seriar o programa de objectivos a atingir, considera-se que neste Plano se deveria abordar prioritariamente tudo o que respeitasse a investigação de base e de pormenor, ao mesmo tempo que se procurava uma maior coordenação entre a acção dos diversos serviços interessados. Esta coordenação deveria existir, quer ao nível dos próprios estudos, quer nos trabalhos concretos de captações a efectuar, quer ainda no regime de conservação das captações. A execução das captações, cujo interesse se põe com maior acuidade, é contemplada neste Plano através do sector de «Melhoramentos rurais» -no que refere ao abastecimento dos pequenos núcleos populacionais - e pelo subsector da «Pecuária» - no que se refere às necessidades de abeberamento de gados. Estes programas não cobrem a totalidade dos empreendimentos que serão efectuados rio período do Plano, admitindo-se que a comparticipação dos interessados possa levar a um aumento sensível do ritmo a que se tem procedido na execução das captações.

Para este facto espera-se que contribua em larga medida a acção das comissões distritais de águas, que, baseadas num conhecimento mais perfeito das necessidades e possibilidades locais, poderão estimular a execução das