contos. Por isso, tal empreendimento foi incluído no programa de investimentos dos Serviços de Portos, Caminhos de Ferro e Transportes.

Ligado ao problema dos transportes dos cereais daqueles pontos até ao porto da Beira, surgiu a necessidade de se recomendar o equipamento com material ferroviário adequado para transportes a granel nos percursos Vila Pery-Beira e Tete (Moatize e Caldas Xavier)-Beira. No programa dos Serviços de Portos, Caminhos de Ferro e Transportes está prevista a criação de um silo para cereais no porto de Lourenço Marques, para servir os territórios vizinhos.

Considera-se, por isso, que os silos a construir nos vales do Incomáti e Limpopo disporão de material ferroviário adequado para transporte a granel até ao porto de Lourenço Marques, podendo os cereais provenientes daquelas e de outras zonas do Sul e do Norte utilizar aquele silo. Os totais dos investimentos previstos em portos abrangem os portos de Lourenço Marques, Beira, Nacala, Quelimane e outros. Quanto aos Serviços de Marinha, pretende-se que se equipem no essencial, incidindo grande parte do programa para o sexénio no apetrechamento da doca seca da Beira, prevendo-se também a aquisição de equipamento flutuante para os portos de Lourenço Marques, Beira, Nacala e Quelimane, além de diversos trabalhos de farolagem.

O programa para o sexénio envolve também a aquisição de dois rebocadores e uma dragueta de sucção, além de várias embarcações para balizagem, pilotos e polícia marítima. Isto no que respeita a equipamento flutuante. Assim, neste capítulo dos Serviços de Marinha, os investimentos previstos são, portanto:

Um rebocador de 600/800 HP.

Um rebocador de 600/800 HP;

Uma barcaça para balizagem;

Apetrechamento da doca seca, construção e apetechamento das oficinas navais da Capitania.

Construção e apetrechamento das oficinas da Capitania.

Uma embarcação para transporte de pilotos e polícia marítima.

Uma dragueta de sucção estacionária. Estudos em modelo reduzido

Porto da Beira; Transportes aéreos e aeroportos Com o programa estabelecido procura-se fundamentalmente:

Conseguir a utilização dos aeródromos em qualquer altura do ano, independentemente das condições meteorológicas;

Tornar possível o voo nocturno;

Operar com aviões de tipos maiores;

Aumentar as condições de segurança.

Obter-se-á assim um melhor aproveitamento do material, havendo apenas que estabelecer a necessária correspondência com o pessoal para explorar.

Quanto aos aeródromos, prevê-se maior actuação, durante o III Plano de Fomento, nos de Mocímboa da Praia, Porto Amélia, Vila Cabral, Vila Coutinho, Lumbo, Nampula, Tete, António Enes, Quelimane, Vila Pery, Beira, Vilanculos, Inhambane, João Belo, S. Martinho do Bilene e Lourenço Marques.

No que respeita à D. E. T. A. (Divisão de Exploração dos Transportes Aéreos), dada a evolução do tráfego, dirige-se o programa para a aquisição de novas aeronaves e respectivo equipamento oficial. Como pelos Serviços de Aeronáutica Civil foi apresentado um programa de investimentos em aeroportos, elaborado em conjunto com os utilizadores dos aeródromos (elementos dos serviços dos transportes aéreos da província - D. E. T. A. - e dos táxis aéreos), os respectivos programas (Aeronáutica Civil e D. E. T. A.) surgiram já compatibilizados entre si e atendendo à complementaridade do serviços dos táxis aéreos.

É de salientar que a concretização urgente do apetrechamento dos aeródromos que possibilite o voo nocturno terá a vantagem de diferir o programa de compras de novos aviões, o que levou a considerar-se como urgente a execução daquele apetrechamento, previsto na medida de fomento relativa a aeródromos.

Não houve que proceder a compatibilização com outros sectores, visto que os serviços da D. E. T. A. que tratam das carreiras aéreas consideram que os programas que têm permitem ir correspondendo às necessidades crescentes de tráfego. O plano de acção dos Serviços de Aeronáutica Civil diz respeito a aeroportos e no período de 1968 a 1978 o seu programa considera-se dividido nas seguintes finalidades: áreas de manobra, edificações e montagens, segurança aérea, equipamento e serviços gerais. Pormenorizando por aeródromos, os investimentos distribuem-se por:

Mocímboa da Praia

Áreas de manobra:

Equipamento de segurança aérea da área:

Urbanização, etc.