Equipamento de segurança aérea:

Beira

Controle de aeródromos e de aproximação.

Equipamento de segurança aérea:

ILS ou radar;

Circuito rádio teleimpressor;

Automatização;

Equipamento complementar.

Arruamentos e urbanização;

Terraplenagens;

Vilanculos

Áreas de manobra:

Construção.

Energia e sinalização luminosa.

Edificações e montagens.

Equipamento de segurança aérea:

Urbanização, etc.

Inhambane

Áreas de manobra:

Expropriação e construção.

Edificações e montagens.

Equipamento de segurança aérea:

Áreas de manobra:

Consolidação.

Edificações e montagens.

Bilone

Áreas de manobra.

Edificações e montagens.

Equipamento de segurança aérea:

Equipamento de comunicações e radioajudas.

Abastecimento de água;

Vedações e urbanizações.

Lourenço Marques

Áreas de manobra.

Energia e sinalização luminosa.

Viaturas contra incêndios, desobstrução e limpeza;

Habitações.

Equipamento de segurança aérea:

ILS ou radar;

Automatização;

Equipamento meteo;

Equipamento complementar.

Áreas de manobra.

Edificações e montagens.

Equipamento de segurança aérea:

Equipamento para comprovação de radioajudas;

Radioajudas;

Equipamento complementar (CTA do Tete). Para aeronaves, os empreendimentos compreendem a aquisição de novos aviões e a aquisição de equipamento. A aquisição de novos aviões será imposta pelas necessidades da evolução do tráfego, que vem aumentando de 15 por cento em cada ano, conjugada com as tendências da construção aeronáutica e a política de material de voo que vêm seguindo as companhias dos territórios limítrofes que mantêm acordos de tráfego em pool (South África Airways e Central África Airways); permite, além disso, ligações mais apropriadas aos jactos da T. A. P. (a programação inclui a aquisição de um Fokker F 27 - Friend-ship - em 1968, um jacto para 60. a 70 lugares em 1970 e outro igual em 1972; a aquisição do segundo jacto será efectuada por troca com um F 27, se se verificar não ser necessário); verifica-se ainda a necessidade de equipar as oficinas da D. E. T. A. (inclui equipamento e ferramentas para instalação da oficina de reparação de motores de turbina e outro equipamento oficial de carácter geral).

280. O estudo dos fluxos do tráfego interno tem em vista a recolha de elementos para o estabelecimento de uma política geral dos transportes internos (estrada, caminho de ferro, cabotagem e avião), visto ser necessário obter maior rentabilidade dos investimentos por coordenação entre estes e a oferta de melhores serviços. Por isso se prevê a realização daquele estudo. O programa estabelecido visa a melhoria das redes telefónicas urbanas rentáveis (Lourenço Marques e Beira) e a instalação de centrais telex também nestas duas cidades. Para facilitar uma visão de pormenor dos investimentos a efectuar pelos transportes e comunicações, apresenta-se o quadro seguinte.