Macau é um meio essencialmente turístico, como Está bem patente nos resultados ultimamente obtidos.

Não se tem verificado, no entanto, a intervenção directa do Estado neste sector, a não ser no aspecto do embelezamento da cidade, porque a iniciativa privada tem correspondido satisfatoriamente naquilo que se pode considerar como sendo as estruturas basilares indispensáveis do turismo: a indústria hoteleira e a dos transportes marítimos rápidos, que parecem ser suficientes para a grande afluência que há hoje em Macau.

Anota-se que em Macau entram e saem anualmente mais de 1 250 000 pessoas. Investimentos Pelas companhias concessionárias dos jogos e das corridas de galgos, aparecem-nos, nesta rubrica, investimentos durante o sexénio, nos termos dos contratos em vigor, que se destinam ao desenvolvimento turístico de Macau, segundo planos a aprovar pelo Governo da província.

Turismo Evolução recente e problemas actuais Escolarização praticamente integral, baixa taxa de analfabetismo e proporção relativamente elevada de indivíduos que tenham atingido pelo menos grau secundário de ensino caracterizam, sob o ponto de vista cultural, a província de Macau. A contribuição dos institutos educacionais missionários e, em particular, das escolas particulares da comunidade chinesa é extremamente importante para o ensino primário e liceal, pois cerca de 96 por cento das escolas

que ministram estes graus de ensino integram-se naquelas categorias. O Liceu Nacional do Infante D. Henrique é o estabelecimento do Estado para o ensino secundário liceal. Quanto ao ensino técnico profissional, está a cargo de duas escolas particulares oficializadas e subsidiadas pelo Estado - a Escola Comercial de Pedro Nolasco e o Colégio de D. Bosco, e, entre outros institutos do Estado, da Escola do Magistério Primário, das escolas de promoção de quadros dos serviços públicos - dos C. T. T. e dos Serviços de Portos e Transportes Terrestres -, da Academia de Música de Pio X, onde se ministra o ensino artístico.