(a) Concelho recentemente criado, pelo que não se dispõe de dados.

Confronta o número de alunos propostos a exame da 4.ª classe no ano lectivo de 1964-1965 com o total dos que frequentavam escolas, verifica-se que apenas cerca de 1,5 por cento destes estavam em condições de prestar aquelas provas. No quadro seguinte indica-se, para cada estabelecimento de ensino secundário, a frequência de alunos e o número de professores: No ano lectivo de 1964-1965 a província dispunha, para o ensino primário,, de 147 salas de aula de construção definitiva, assim distribuídas:

A par destas, funcionam inúmeras escolas em edifícios de construção provisória, sobre cujo número não se dispõe ainda de elementos.

Pelo que respeita a escolas em edifícios de construção definitiva, todas elas estão de um. modo geral bem mobiladas, sendo no entanto bastante deficiente o seu apetrechamento em material didáctico. A província dispõe actualmente de um liceu, uma escola técnica industrial e comercial, uma escola de professores de posto escolar, um seminário e uma escola técnica de enfermagem, todos localizados em Díli, além de uma escola elementar de agricultura e de uma escola de artes e ofícios. Prevê-se que possa ser mantido o actual ritmo de construções escolares primárias, quer do Estado, quer das missões católicas.

Relativamente ao ensino secundário, prevê-se a ampliação do liceu de Díli, a conclusão da escola industrial e comercial e seu apetrechamento e a aquisição de equipamento para a escola elementar agrícola e para a escola de professores de posto escolar.

Tendo em vista debelar em alguma medida o problema do alojamento de alunos do interior que frequentam estabelecimentos de ensino em Díli, prevê-se a ampliação do lar feminino e a construção, de idêntico lar para rapazes.

Prevê-se também a concessão de subsídios destinados à ampliação e construção de internatos no interior, a cargo das missões católicas.

Encara-se ainda como possível a construção de um edifício destinado a servir de sede aos comissariados da Mocidade Portuguesa (masculina e feminina) e a criação de uma escola de artes e ofícios.

No que se refere a pessoal do cente aos vários níveis e auxiliar, conta-se poder dispor dos elementos necessários - vindos da metrópole e de outras províncias ultramarinas ou preparados localmente - para que se possa tirar completo rendimento das construções e equipamento escolar que ficaram considerados.

Aspecto a encarar no decurso do III Plano de Fomento é o que se relaciona com a assistência às crianças em idade escolar, fornecendo, aos mais necessitados alimentação, roupas, material escolar, criando-lhes assim boas condições de estudo. Investimentos Relativamente ao ensino primário, julga-se desejável e possível aumentar a frequência de 8000 alunos em cada ano, atingindo-se em 1973 um acréscimo total de 100 por cento sobre o actual número de alunos.

Este aumento de escolaridade implicará, em cada ano, a construção de 30 salas de aula e a preparação de três professores com o curso de magistério primário, 30 professores de posto escolar e, Sendo necessário, 6 monitores de utilização temporária. No que se refere ao ensino secundário prevê-se.

Elevar a frequência do liceu, dos seus actuais 500 alunos para 650, aumentando o número de alunos que frequentam o curso normal e diminuindo a frequência do curso extraordinário;

Levar a frequência da escola industrial e comercial até aos 350 alunos;