Manter em 120 alunos o total da frequência da escola de professores de posto escolar;
Aumentar progressivamente, de acordo com as necessidades da província, a frequência da escola elementar agrícola;
Funcionamento de uma escola de artes e ofícios;
Realização de uma campanha de educação de adultos, fazendo apelo às técnicas de desenvolvimento comunitário com vista à formação social dos indivíduos, ao melhor aproveitamento das potencialidades humanas das comunidades e à valorização dos investimentos humanos;
Difusão da língua portuguesa mediante adequada política de colaboração com o sistema escolar próprio da comunidade chinesa.
Durante os seis anos da vigência do Plano, a concessão de bolsas de estudo terá em vista beneficiar estudantes que, no futuro, possam vir a preencher as necessidades de pessoal técnico da província.
Embora uma carta na escala indicada seja um elemento valioso como base para determinados estudos a levar a efeito em outros sectores, não se presta à representação pormenorizada de certas áreas cujo estudo se pretende mais pormenorizado.
Com vista ao aproveitamento hidroagrícola, onde se torna imprescindível, para o bom êxito das realizações, que sejam efectuados levantamentos na escala 1:10 000 e superiores, esperando-se que as áreas a levantar totalizem cerca de 100 000 ha, prevê-se a elaboração de uma carta geral na escala l:500 000, a obter por redução da carta 1:50 000, o que implica a aquisição de materiais, operações fotogramótricas de redução, a gravação de matrizes e a impressão das duas folhas em que a carta será representada.
Enquanto não forem constituídos ou criados os serviços geográficos e cadastrais de Timor, haverá que continuar com a organização do cadastro geométrico da propriedade, começando pelas áreas anexas aos núcleos populacionais mais importantes.
Tendo em vista a execução destes trabalhos e procurando debelar, em alguma medida, a falta de pessoal especializado, prevê-se o funcionamento de um curso rudimentar de topografia.
Carta geológica
Impõe-se, portanto, a elaboração de uma carta geológica da província em escalas a definir.
Se os serviços de geologia e minas, já criados, não forem constituídos em breve, a elaboração da carta geológica será tarefa a cometer à Junta de Investigações do Ultramar.
Pretende-se assim que durante todo o III Plano possam ser colhidos elementos úteis no que se refere ao estudo de algumas ribeiras, entre as quais se apontam:
1.º Aquelas que, correndo na área circundante de Díli, ameaçam, com as suas enxurradas torrenciais, a segurança de certas zonas da cidade. Estão neste caso as ribeiras de Cômoro e Malua a oeste de Díli e as de Lahane, Taibesse, Bene-
-Mauc e Bé-Mori a sul e leste da cidade.
2.º Aquelas onde estão em execução ou projectadas obras de pontes ou de aproveitamentos hidroagrícolas. Este grupo inclui as ribeiras de Lacló, Manoledo, Seiçal, Lóis e seus afluentes Buloloho e Nunura, Laleia, Vemasse, Sarim, Oé-Clereque (Oé-Berec) e ainda outros cursos de água mais pequenos, como Lete-Foho, de Same, cujo aproveitamento esteja previsto.
A recolha de elementos que habilitem o Serviço Meteorológico de Timor a fornecer informações desta natureza obriga a encarar a instalação de um serviço de previsão do tempo que disponha de cartas meteorológicas e outras informações de base, acerca de uma vasta região em redor da província, recebidas através de um sistema próprio de telecomunicações.
Prevê-se que a recepção de cartas e outro material em forma gráfica, processados e difundidos por centros para tal fim designados pela Organização Meteorológica Mundial, seja feita por telecópia, uma vez que esta parece ser á solução mais eficiente e económica.
Haverá, assim, que contar com a aquisição de duas estações de recepção em telecópia, que receberão programadamente as emissões que interessam.