Por fim, o papel das actividades difusoras do desenvolvimento e das condições de base a observar para que o processo se efective de modo harmónico insere-se, como é lógico, na linha geral das preocupações relativas à produtividade geral e ao alargamento e regularização progressivos dos mercados internos, de modo a evitarem-se, no campo dos factores como no dos bens, os desequilíbrios intersectoriais, os desfasamentos entre políticas parcelares tradicionalmente descoordenadas e, por essa via, os estrangulamentos frenadores que, em regra,, lhes andam associados.

Entende-se que a economia deste parecer nada perde se se deixar a análise desses pontos para o estudo a fazer no parágrafo seguinte e na parte dedicada ao exame na especialidade. Para terminar, atente-se no financiamento proposto, seguindo de perto o esquema adoptado no capítulo I deste parecer; isto é, referindo as exigências de financiamento apresentadas pelo projecto, os tipos de financiamento admitidos e a formação da poupança interna nas suas várias componentes.

a) Em termos globais, e como já se notou (quadro VII), as disponibilidades internas projectadas para o fim do período atingem o valor de 154,3 milhões de contos (equivalentes a 169,2 milhões de contos a preços de mercado, dado que o saldo dos impostos indirectos sobre os subsídios e o. rendimento líquido externo previsto somam, respectivamente, 13,6 e 1,3 milhões de contos). Desse valor, 21,9 por cento representariam a formação bruta de capital fixo (37 milhões de contos-) e 77,2 por cento o. valor global dos consumos (130,7 milhões de contos), tudo em preços de. 1963.

É praticamente essa formação bruta de capital fixo - correspondente a 183,6 milhões de contos no sexénio do Plano - que: tem de ser objecto, de um programa de financiamento:

(Milhões de contos)

(a) Preços constantes de 1963.

(b) Quanto às existências, utilizou-se na transformação o Índice de preços por grosso, estimando-se, portanto, que, no futuro, se verificará evolução de preços semelhante à dos anos recentes. Quanto à formação bruta de capital lixo, os números permitem concluir ter-se utilizado um coeficiente de transformação baseado em variação de preços situada à roda dos 0,5 por cento ao ano (isto é, muito inferior à implicada na transformação relativa ao produto, que foi cerca de 1,8 por cento anual).

222,4 milhões de contos (a preços correntes), o que permitiria um saldo de 23,3 milhões, dado o volume suposto para as necessidades.

Para esse resultado concorrem:

(a) Inclui o sector público administrativo (Estado) e o sector público produtivo (empresas públicas).