A secção focou com maior largueza este aspecto por a indústria do tomate estar sendo, como a da celulose para pasta de papel, ponto de atracção das actividades industriais de produtos agrícolas e florestais. Entende, porém, ser da maior conveniência que se diversifique o mais possível a industrialização no País dos produtos de origem agrícola. Do exposto, resulta a necessidade de apreciáveis investimentos nos antigos e novos regadios, nomeadamente quanto a meios de penetração e de comunicação que permitam a execução oportuna dos trabalhos agrícolas e o escoante de produtos; a generalização da electrificação agrícola; a montagem de campos de estudo e do divulgação; a formação de regantes adaptados às culturas e às características do meio, designadamente onde os regadios não tenham tradições; estudos económicos; a gestão de rega e das explorações agrícolas; a determinação de normas e padrões de trabalho, etc.

A instalação de parques de material agrícola, nomeadamente de material pesado e de alto custo, que não se justifica sejam propriedade individual; os estudos dos planeamentos dos perímetros, não só no aspecto sectorial, como no global, e sua inserção em planos de desenvolvimento; os apoios às direcções-gerais para a realização de trabalhos a seu cargo, quer quanto ao melhor aproveitamento dos antigos regadios, quer nos constantes do Plano do Alentejo; as verbas destinadas a subsídios e empréstimo e estímulo para instalações comerciais e agro-industriais, indispensáveis complementos dos regadios - todas estas funções, que cabe à Junta de Hidráulica Agrícola impulsionar, justificam a verba de 755 000 contos atribuída a este empreendimento.

Exportação Agrícola, cuja primeira realização externa teve lugar na Feira do Ribatejo, em Santarém, no corrente ano.

É bem conhecida a actividade da "Federexport" italiana, órgão especializado da associação de produtores "Federconsorzi". É conhecida a sociedade mista francesa S. O. P. E. X. A., o "Office pour la Propagando des Produits de l'Agriculture Suisse", a "Agrexco", de Israel, etc.

São sentinelas vigilantes em contínua observação e dando directrizes para que o escoante dos produtos ou a introdução em cultivo daqueles que mais interesse possam oferecer se processe da forma mais conveniente. Se esta acção é de interesse para muitos produtos, tem nos provenientes dos regadios, pela sua natureza especial, um papel predominante.

A secção entende ser um dever pôr em realce este aspecto do problema. A intensificação cultural nos terrenos de maior aptidão é o objectivo deste empreendimento, que figura pela primeira vez nos planos de fomento.

Como nota preambular, apresentam-se os seguintes números quanto à produção de cereais (números médios do quinquénio de 1960-1964):

Toneladas

O predomínio da cultura processa-se da seguinte forma:

a) Não inclui consumo das casas agrícolas; cerca de 100 000 t para alimentação e de 80 000 t para semente.

O consumo total para pão de milho pode estimar-se entre 250 000 t a 300 000 t.