no projecto do Plano. Tais alterações referiam-se à discriminação das actividades que importava programai- e nos montantes das verbas necessárias a essa programação. Assim, em relação ao ensino, recomendava-se:
A criação oficial do ensino infantil;
Tornar imediatamente compulsório o ensino primário até à idade profissional, tendo-se em vista, essencialmente, a educação da criança, a consolidação dos assuntos fundamentais do ensino e a introdução de elementos básicos, úteis a uma aprendizagem profissional ;
Elevar as frequências do ensino liceal e do ensino técnico, 1.º e 2.º graus, de maneira a atingir-se num futuro próximo mais cerca de 200 000 estudantes;
Promover o desenvolvimento do ensino técnico e agrícola médio, com uma frequência que se procuraria, principalmente, entre os bons alunos dos ensinos profissionais;
Promover também, com rigorosa selecção, o melhoramento e o alargamento das frequências do ensino superior, que num futuro próximo deveriam alcançar os 40000 estudantes;
Adaptar os sistemas educacionais à s novas estruturas socioprofissionas resultantes do desenvolvimento económico e do progresso social.
Segundo o mesmo parecer, para tornar viáveis as recomendações feitas no sentido da valorização da população através do ensino, seria necessário o planeamento da acção educativa a médio e a longo prazo, abrangendo:
b) A preparação científica e pedagógica muito intensiva de professores, com reorganização dos cursos de habilitação e realização de cursos de aperfeiçoamento;
c) A valorização das profissões docentes por alargamento apropriado dos quadros e reclassificação de categorias;
d) Orientação e selecção dos estudantes para cursos próprios e garantias da possibilidade de sequência de estudos por concessão de bolsas em grande escala. (Câmara Corporativa, Pareceres, VIII Legislatura, 1964, volume n, pp. 626 e 627).
Na sequência destas considerações, propunha-se um plano de investimentos diferente do que do projecto constava, e no qual a rubrica genérica «Fomento extraordinário de actividades pedagógicas, culturais e educativas» era mantida, mas completada pela discriminação das actividades a fomentar, a cada uma das quais era atribuída verba própria.
Tanto as conclusões como a contraproposta foram perfilhadas e transcritas no parecer sobre o projecto do Plano Intercalar de Fomento, tendo portanto merecido a inteira concordância da Câmara.
O adiamento da resolução destes problemas fulcrais ao longo do triénio intercalar não admite outra explicação que não seja a da falta dos indispensáveis recursos financeiros, visto que a urgência de todos eles tem sido lucidamente reconhecida em comunicações recentes e aparece afirmada sem rodeios nem ambiguidades neste mesmo capítulo X do projecto. Mas, e por isso mesmo, entende a subsecção que tais problemas deverão aparecer especificados sob a forma de investimentos consignados à sua resolução.
Os critérios de tal programação não podem ser senão dois: o primeiro é o da adopção de uma escala de prioridades em que se reflicta a urgência e essencialidade das questões, com sacrifício de tudo o que, embora importante, não seja decisivo e, embora oportuno, possa ser ainda adiado; e nesta perspectiva a formação dos quadros docentes, o incremento da escolaridade facultativa mediante o integral aproveitamento das elites escolares, o problema do ensino médio, surgem como questões que primam sobre quaisquer outras. O segundo será o de uma estrita limitação das estimativas àquilo que se considera mínimo eficaz, isto é, a valores que poderão não ser suficientes para eliminar todas as carências, mas chegam para modificar decisivamente as questões de fundo do problema educativo português, e para corresponder às solicitações específicas que no presente Plano de Fomento se dirigem ao sector educativo.
Propõe-se assim que o quadro dos investimentos constante do § 4.º do capítulo do projecto em apreciação, passe a ter a seguinte redacção:
Milhares de contos
Fomento extraordinário da actividade pedagógica e do sistema escolar:
Recrutamento e formação dos quadros docentes, remodelação dos serviços de formação de professores e de orientação pedagógica, criação de estímulos profissionais...................... 1 000
Fomento da investigação ligada ao