Considerando a taxa de crescimento anual médio do produto interno bruto aos preços do mercado, aos preços constantes, obtém-se para o período de 1953-1963 um valor de 5,6 por cento, a que corresponde uma taxa por habitante de 5,5 por cento - o valor mais alto em todo o ultramar. Tomé e Príncipe1.º Investimentos:Contosa) Dotação inicialmente programada . 173 000b) Dotação ajustada ................ 435 648c) Coberturas realizadas ........... 245 348

2.º Grau de execução:a) Realização dos meios financeiros:245 348/435 648 = 56,3 por cento.b) Execução efectiva:212 998/245 348 = 86,8 por cento.c) Execução em relação às dotações ajustadas:

212 998/435 648 = 48,9 por cento.3.º Estrutura do Plano (em relação ao total despendido):

Percentagensa) Conhecimento científico do território ....... 2,8b) Aproveitamento de recursos .................. 15

g) Equipamentos dos serviços públicos .......... 1,3

ou ainda:a) Conhecimento científico do território ....... 2,8 Infra-estruturas - Comunicações e transportes .. 46,5

) Serviços ....................................... 35,9Registam-se seguidamente, em relação à estrutura oficial do Plano, os aspectos mais relevantes da execução material; em a) continuou-se a revisão da cartografia geral e elaborou-se o esboço da carta de solos; em b) prosseguiu o cadastro da propriedade rústica, procedeu-se a estudos de experimentação para melhoramento agrário e iniciou-se o aproveitamento hidroeléctrico do rio Contador; em d) avançou-se na construção da estrada de cintura, concluiu-se a construção e apetrechamento do porto de Ana Chaves, efectuaram-se importantes trabalhos rio aeroporto de S. Tomé, melhoraram-se e ampliaram-se as comunicações telefónicas e instalou-se um emissor de ondas médias; em e) melhoraram-se instalações hospitalares e intensificou-se o combate às endemias: em f) construíram-se aldeamentos para trabalhadores, procedeu-se a abastecimentos de água, construíram-se escolas, ampliou-se o liceu e aterraram-se pântanos; em g) procedeu-se à aquisição de diversa maquinaria para estradas.

Percentagens

Os recursos internos abrangeram os saldos de execução do I Plano de Fomento, o imposto de sobrevalorizações e os saldos das contas de exercícios findos; os externos foram constituídos por empréstimos da metrópole.5.º Alguns aspectos globais:

Sector primário: Capitações do produto interno bruto ao custo dos factores:

Os investimentos do II Plano não foram, portanto, suficientes ou bem colocados para neutralizar os efeitos da