ou aperfeiçoamento das condições indispensáveis para que os investimentos feitos dêem o máximo rendimento.

Quanto aos empreendimentos previstos, a cartografia geral ainda não poderá ficar concluída em 1973, o que é pena, dado o interesse básico do que se reveste na parte de levantamento geográfico.

A referência feita à carta geológica é extremamente vaga, ficando-se sem saber em que se vai gastar a lotação.

É de apoiar o que se refere à hidrologia e que, pelo seu carácter de actividade permanente, deverá ser integrado num serviço provincial. - por lei, o de obras públicas.

A investigação aplicada à agricultura conta com uma verba relativamente importante, dedicada ao prosseguimento da carta de solos e ao que é designado por «investigação básica» e que, afinal, compreende estudo de adaptação ao regadio dos vales de Santiago e outros estudos de ordem agronómica. O assunto necessita de ser tornado claro.

Muito relevante é a dotação destinada aos estudos relacionados com a pesca. Incluem, ao que parece, a aquisição de um barco. Há que formular o voto de que esta actividade seja orientada num sentido eminentemente prático e se não ceda a tentação fácil da especulação científica. A pesca é um dos pontos luminosos no horizonte económico de Cabo Verde. É essencial que todos os recursos a empregar o sejam com o sentido de obtenção de resultados efectivos.

Finalmente, não está muito claramente exposta a forma como irá exercer-se a acção coordenadora da investigação científica na província.

No que se refere aos estudos de base, apenas se indicam três pontos: aproveitamento de energia solar, estudos sobre a população (nutrição e produtividade) e etnografia.

Como algum destes aspectos já foram objecto de dotações nos Planos anteriores, seria aconselhável que o presente projecto registasse os resultados obtidos.

Os objectivos estão claramente definidos. Os trabalhos de instalação e apetrechamento hospitalar concentrar-se-ão principalmente nos seguintes estabelecimentos:

Continuação das obras do hospital de S. Vicente;

Hospital, da ribeira Grande (Santo Antão);

Hospital do Sal;

Enfermaria para tuberculosos pobres em S. Vicente;

Enfermaria para tuberculosos pobres em Santa Catarina;

Hospital central, da Praia.

Há um ponto do programa que a Câmara Corporativa tem de rejeitar como não podendo fazer parte dos objectivos do Plano de Fomento: o de alargamento, dos quadros de pessoal, dos serviços de saúde, que se diz «extensivo a todas as categorias de pessoal de qualquer dos ramos: técnico, administrativo e de assistência». Isto é nítida responsabilidade do orçamento ordinário; consequentemente, propõe-se a eliminação da referência à formação de pessoal técnico e ao alargamento dos quadros do programa. Programa do investimentos revisto. - Se as sugestões da Câmara forem aceites, o programa geral de investimentos terá de sofrer algumas alterações. O quadro XXII pretende sintetizá-las.

Resumo por sectores