buição da rubrica poderá ser encarada da seguinte forma: Transportes rodoviários: Contos

Aquisição de equipamento para conservação de estradas ......... 3 000

Aquisição de equipamento para construção de estradas .......... 3 000 89 000

Construção e equipamento de um novo porto na ilha de S. Tomé .... 70 500 Transportes aéreos e aeroportos:

Equipamento ............ 1 850 5 700

Ampliação da rede telefónica da cidade de S. Tomé ............ 2 000

Melhoramento da estação emissora de radiodifusão ............. 1 100 8 100 Habitação e urbanismo. - Há que rectificar o programa, de acordo com o exposto na rubrica Melhoramentos locais. Deverá passar a ser:

Construção de casas ............. 6 000 Urbanização:

Urbanização de vilas e povoados . 1 800

Estudos e projectos ............. 500 2 300

Infelizmente, a apresentação do programa é demasiadamente lacónica e não permite julgar da sua oportunidade. Turismo. - Não se vêem grandes possibilidades imediatas de desenvolvimento do sector, ao qual, aliás, só é atribuída uma verba de 2400 contos, com a seguinte distribuição:

Contos

96. Educação e investigação. - Propõe-se o seguinte programa:

Construção e apetrechamento de edifícios escolares ........... 11 000 Investigação não ligada ao ensino:

Encargos com a Brigada de Cartografia e Cadastro 11 000

Meteorologia:

Levantamento geomagnético complementar ... 200 1 500

Investigação aplicada à agricultura:

Encargos com a Estação Agrária e Florestal e postos agrícolas ... 16 650 34 475

Estudos de biologia piscatória e pesca experimental:

Embarcação polivalente de estudos e apoio tecnológico . 3 500 7 000

71 5650

Contràriamente ao que sucede nos programas dás províncias já examinadas, o subsector de educação não é tratado com o mínimo de elementos de informação que permitam uma apreciação, não se apresentando aspectos concretos do que se planeia fazer nas quatro alíneas em que se divide.

Por sua vez, o subsector investigação, embora também sem entrar em pormenores, é apresentado com melhor organização e discriminação de objectivos e investimentos que nas outras províncias.

Assim, quanto à cartografia geral, pretende-se a impressão das cartas de 1:25 000 e 1:10 000 e estudos com vista à carta geológica; os objectivos e investimentos na hidrologia são mencionados no texto (trabalhos sobre existência e localização de águas, designadamente com vista às necessidades de irrigação na estação seca), mas não vêm individualizados, certamente por lapso, na distribuição de verbas; na meteorologia, novamente se faz mistura de objectivos de rotina (rede meteorológica) com os de in vestigação (levantamento geomagnético complementar); na investigação aplicada à agricultura destinam-se 17 925 contos para elaboração de novas cartas de solos, ao que nada há a objectar, mas inscrevem-se também mais 16 650 contos para os encargos com a Estação Agrária e Florestal e postos agrícolas, sem se dizer uma palavra válida sobre a forma e finalidade de aplicação da dotação; nos estudos de biologia piscatória e pesca experimental fala-se vagamente na parte científica e inclui-se o estudo sobre o estabelecimento de um porto de pesca com as indispensáveis infra-estruturas logísticas, para fornecer apoio e abrigo à navegação de pesca oceânica, objectivo que, evidentemente, pertence ao subsector portos e navegação e não aqui (contudo, na distribuição de verbas, este objectivo desaparece, inscrevendo-se em contrapartida dotação para a compra de uma embarcação polivalente); na coordenação da investigação cientifica, fala-se em es-