Sobre esta parcela do território nacional continua a impender o luto e a desolação provocada pela ocupação militar por forças estrangeiras.

Não foi, por isso, preparado programa provincial a integrar no III Plano de Fomento. Os quadros XX e XXVII - este abaixo inserido - especificam os dados fundamentais do programa proposto para Macau, que atinge o valor de 432 800 contos, com os seguintes objectivos gerais: Dotação da província com as infra-estruturas económicas (produção de energia, instalações portuárias, etc.) e sociais (habitação, melhoramentos locais, saúde, educação, etc.) favoráveis ao desenvolvimento de iniciativas privadas no campo das indústrias transformadoras.

b) Desenvolvimento das condições propícias à transformação de Macau num grande entreposto comercial;

c) Fomento do turismo, aproveitando e respeitando a feição característica de Macau;

d) Desenvolvimento das pescas e, com carácter marginal, da horticultura e da avicultura;

e) Melhoria das condições de vida da sua população, no plano habitacional, sanitário e cultural.

Note-se que o objectivo e) está de certo modo incluído em a). Não se fez qualquer esforço de quantificação de objectivos. Dada a posição sui generis de Macau no conjunto nacional, crê-se que nada haverá a opor aos objectivos citados. Mas convém ponderá-los cuidadosamente, bem como a todo o programa, tendo em conta a actual conjuntura.

Programa de investimentos (proposto pelo Governo)

Resumo por sectores Fomento dos recursos agro-silvo-pastoris:

Contos

Desenvolvimento das culturas de frutas, horticultura, pastagens,

Não são necessários comentários. Pesca. - Cita-se apenas por memória este sector, que envolve uma actividade já tradicional na província. A sua ampliação, ainda não definida, ficará a cargo da actividade privada. Indústrias extractivas e transformadoras. - Naturalmente que a actividade no sector, programada para um investimento de 30 600 contos, incidirá apenas na indústria transformadora, com o seguinte esquema:

Contos

O programa não vem convenientemente especificado, o que se lamenta, dada a relevância que pode assumir para o progresso económico da província. Melhoramentos rurais. - Dadas as peculiaridades da província, para esta rubrica deverão apenas ser transferidos os investimentos referentes à electrificação das ilhas. Ficará, portanto: Electrificação de povoações:

Contos

Estudos, produção e distribuição de energia eléctrica nas ilhas de Taipa