O investimento destina-se a aumentar a potência em cada ilha e a procurar o seu conveniente transporte e distribuição, tendo também em vista o desenvolvimento turístico que se prevê fomentar. Energia. - Convém introduzir algumas rectificações na redacção do preâmbulo respeitante ao sector, além da transferência a fazer de referências que passam a ficar situadas na rubrica anterior.

Deverá corrigir-se o parágrafo 53. Onde se lê :"414MW" e "capacidade produtiva do sistema", deverá ler-se: "414 kW" e "capacidade produtiva".

A redacção do parágrafo 54 também está confusa. Sugere-se: "A produção de energia no concelho de Macau, a cargo da M. E. L. C. O...".

No parágrafo 55, deve corrigir-se: "Kw" por "kV", e substituir "gerador" por "grupo gerador".

O programa ficará como segue: Estudos, produção, transporte e distribuição:

Contos Comércio. - Sector inteiramente a cargo da iniciativa privada. Nele não foram programados investimentos. Transportes e comunicações. - Do projecto consta uma dotação global de 45 800 contos, cuja distribuição é assim proposta: Transportes rodoviários: Contos

Desenvolvimento da rede rodoviária das ilhas de Taipa e Coloane e sua Plano inclinado: melhoramento e ampliação, incluindo a aquisição

2. Substituição da draga de garras e da cábrea, com a aquisição de

uma escavadora a montar num pontão a construir ....................2 000

3. Construção de uma vedeta pequena para a polícia marítima e fiscal 300

4. Construção de um plano inclinado para desembarque de viaturas na

7. Dragagens dos portos exteriores e interior e canais de acesso .24 000

45 800

No subsector transportes rodoviários visa-se a conclusão da ligação, já em curso, das ilhas de Taipa e Coloane, o estabelecimento da rede rodoviária correspondente ao conjunto assim formado e o aproveitamento das áreas de assoreamento que se prevê venham a formar-se junto do istmo de ligação. Esse aproveitamento é que não parece enquadrar-se muito bem na designação da rubrica.

Embora se trate de estimativas de custo com certo grau de imprecisão, pensa-se que 10 000 contos serão absorvidos na conclusão do dique, restando, portanto, 5000 contos para os restantes trabalhos. Trata-se de um empreendimento que verdadeiramente se reveste de grande interesse. Nota-se que ainda não é encarada por agora a ligação ao continente, possivelmente por uma ponte cujo custo andará entre os 40 000 e os 50 000 contos.

Quanto a portos e navegação, só os n.ºs 2, 3, 4 e 5 do programa são novos e aliás de muito pequena importância. Os restantes transitam do Plano Intercalar de Fomento. Os empreendimentos constantes dos n.ºs 6 e 7, envolvendo uma despesa de 26 400 contos em dragagens, devem ser financiados por uma empresa concessionária, a quem contratualmente cabe essa obrigação.

Nada há a opor à programação estabelecida, restando, contudo, algumas dúvidas sobre se será suficiente a verba de 1100 contos para o melhoramento e ampliação do plano inclinado.

Do projecto não constam investimentos destinados a telecomunicações, pelo que se presume que não há problemas a encarar dentro da estrutura do Plano de Fomento. Habitação e urbanização. - Propõe-se neste sector o maior investimento do Plano (149 700 contos), o que é compreensível, dada a natureza predominantemente urbana da província. A distribuição apresentada é a seguinte:

Contos

Construção e aquisição de casas para funcionários ............ 14 000

Construção de blocos de moradias no porto exterior ........... 10 000 42 100 Urbanização:

Os problemas fundamentais da habitação caminham satisfatoriamente espera-se resolver na vigência do Plano a instalação dos funcionários públicos e dar um grande impulso à construção de casas para os econòmicamente débeis (talvez seja de corrigir a expressão "casas para pobres" que figura no programa).

Quanto aos trabalhos de urbanização, todos eles se revestem de grande oportunidade.