faça a necessária coordenação com a rede rodoviária e de transportes marítimos para drenagem de produtos e os aspectos ligados à salubridade das áreas e à sanidade das populações.

De registar mais uma vez com agrado a provisão de uma verba de 12 000 contos para credito agrícola, a canalizar pela respectiva Caixa. Se houver disponibilidades, será aconselhável o aumento da dotação, rodeando-se a concessão dos empréstimos das indispensáveis cautelas. Pesca. - As actividades piscatórias em Timor estão ainda na fase artesanal. Pretende imprimir-se algum impulso ao sector, considerando-se para esse fim 17 200 contos, assim distribuídos:

Contos

Construção e apetrechamento de embarcações de pesca .......... 10 000

Instalação de câmaras frigoríficas e de congelação nos centros

Note-se que se transferiu para aqui, da rubrica circuitos de distribuição, onde estava mal classificada, a dotação de 3100 contos destinada à instalação de câmaras frigoríficas e de congelação nos centros pesqueiros.

O programa parece bem estruturado na sua modéstia. Nos primeiros anos equipar-se-á convenietemente a pesca artesanal com embarcações de tipo apropriado, e com redes e outro material necessário. Em fase mais adiantada, encarar-se-á a aquisição de redes de cercar para bordo, já com vista a embarcações de pesca industrial.

Reserva-se ainda uma dotação para a conclusão do bloco frigorífico. Indústrias extractivas e transformadoras. - Reservaram-se para o sector 63

600 contos dentro da seguinte estruturação:

1- Aproveitamento dos meios de obtenção de água doce ........ 12 000

2. Fomento mineiro:

Estudos e aproveitamento de pedreiras de mármore e outros

materiais; reorganização da indústria da cal; remodelação da

indústria da cerâmica; extracção e refinaria do sal ......... 3 000 25 000

2. Ampliação, renovação e criação das novas indústrias ...... 36 500 38 600

Já anteriormente se referiu a possibilidade de aplicação mais útil para parte da verba inscrita para pesquisa e exploração de minérios metálicos, que parece ter o seu interesse reduzido ao manganês para utilização na indústria química. Em relação aos hidrocarbonotos, espera-se que novo contrato com a concessionária permita a continuação de pesquisas.

Crê-se mal classificada no n.º 2 a remodelação da indústria da cerâmica e, possivelmente, da cal. É conveniente verificar.

Quanto a aproveitamento dos meios de obtenção de água doce, a parte principal do investimento destina-se à prospecção e captação de água no planalto de Fui boro, em ligação com a exploração pecuária que ali se pretende desenvolver. É uma verba muito importante, sobre cuja aplicação a Câmara já manifestou as suas reservas, tendo em vista a exiguidade da dotação destinada à defesa contra a erosão.

Na indústria transformadora, a avultada verba inscrita visa operações de crédito e p articipação no capital de empresas, que. só se afigura possível no quadro de uma sociedade de financiamento do desenvolvimento. Melhoramentos rurais. - Dentro do critério adoptado, a distribuição de verbas n.º sector, que não estava considerado, passará a ser a seguinte: Abastecimento de água e trabalhos diversos:

Contos

Abastecimento de água de povoações ................. 11 500 Electrificação de povoações:

15 500

Dotações respectivamente retiradas das rubricas Habitação e urbanização e Energia.

Desnecessário será encarecer o interesse destes empreendimentos para o bem-estar das populações.

Lamenta-se, mais uma vez, a não consideração de verba para desenvolvimento comunitário. Energia. -Tendo em vista o que ficou registado no número anterior, a distribuição dos 14 000 contos de investimento passará a ser a seguinte: Estudos, produção, transporte e distribuição:

Remodelação da central eléctrica de Díli e ampliação da sua potência ..... 5 500

Remodelação da rede de distribuição e de energia eléctrica de Díli ....... 2 500

Propõe aqui a Câmara a execução na vigência do III Plano de Fomento do aproveitamento hidroeléctrico de Baucau, para o qual existe projecto elaborado e que servirá um pólo de desenvolvimento de certa projecção. Com efeito, Baucau é o segundo núcleo populacional da província, dispõe de algumas indústrias, de um aeroporto internacional (a alimentar de energia também por este esquema) e potencialidades turísticas. Os estudos económicos realizados mostram que os consumos actuais e os previsíveis a curto prazo justificam a execução do empreendimento.