Pode agora calcular-se o custo de instalação de um casal de família:

Contos

Instalação (transporte, casa, gados, alfaias,

subsídio alimentar no primeiro ano, assistência

técnica e médica, comparticipação em estradas,

financiamento reembolsável à cooperativa

Dos colonos, 222 têm já concessão definitiva da propriedade. Os reembolsos contratuais do Estado, com um sexto das produções, tinha a posição seguinte:

Até 31 de Dezembro de 1966 .... 37 264 703$42

Previsto para 1967 ............ 11 100 000$00

48 364 703$42 O empreendimento, cuja grandeza os números transcritos documentam, luta com dificuldades que têm de ser encaradas sem demora. A primeira, e mais grave, é a falta de água suficiente, provavelmente devido a aproveitamentos hidráulicos feitos a montante, nos territórios vizinhos. Por outro lado, uma tendência ao salgamento de terrenos e dificuldade quanto a certas culturas.

Outra consiste na evolução para uma cultura predominante do arroz, em parte provocada pela boa adaptação dos terrenos à cultura e, sobretudo, pela facilidade de colocação e existência de cotações compensadoras. A projectada barragem de Massingir liga-se directamente com o empreendimento que acaba de ser analisado. Com efeito, o seu fim principal é o de armazenamento de algumas centenas de milhões de metros cúbicos de água no rio dos Elefantes, por forma a acudir às carências acima assinaladas e, subsidiariamente, a produção de energia.

O seu custo está orçado em 560 000 contos, dos quais 400 000 dizem respeito ao armazenamento de água. São inscritos 210 000 contos para a Missão do Fomento e Povoamento do Zambeze, que está integrada na Junta Provincial de Povoamento. Falta a devida pormenorização e justificação, que é indispensável seja introduzida na redacção final do Plano.

Ao longo de um estudo que se iniciou há cerca de dez anos, foi elaborado um verdadeiro plano geral de valorização da bacia do Zambeze, actualmente em apreciação pelas estâncias superiores competentes, em que se encararam as potencialidades existentes nos campos agro--pecuário, silvícola, mineiro, industrial, da navegação, da defesa contra as cheias e da produção de energia. E tempo, de facto, de começar a tirar partido do investimento já feito, que monta a mais de 200 000 contos. Todo o panorama é dominado pela barragem de Cabora-Bassa, que será o elemento motor do esquema e a que se fará referência quando for tratado o sector da energia. Quanto a outras formas de povoamento além do agrário, nada há a objectar às medidas e investimentos propostos. Mas, por outro lado, a Câmara deseja salientar a necessidade de dotar a rubrica crédito agrícola com meios sensíveis, a exemplo do que se fez em Angola. Por agora, anota-se por memória esse voto, frisando-se a necessidade do apoio aos pequenos e médios agricultores e criadores de gado. A distribuição provisória de verbas tomará, portanto, a forma seguinte: Fomento dos recursos agro-silvo-pastoris:

(a) Número errado em 500 contos no mapa de investimentos do projecto.

(b) Os aspectos referentes a1 energia serão referidos no sector próprio.