Movimento dos caminhos de ferro

Os investimentos assinalados, que totalizam 1 823 600, apresentam três lacunas importantes que devem ser preenchidas: Construção do ramal de Marromeu para transporte de açúcar, via TZR-porto da Beira;

c) Construção da linha Nova Freixo-fronteira do Malawi, segundo os acordos assinados com aquele país.

O montante destes investimentos é conhecido e deve ser incluído na programação.

As restantes dotações dizem respeito a importantes melhoramentos nas respectivas vias e sobretudo, à aquisição de material circulante e de tracção, em quantidades importantes, proporcionadas à prevista evolução do trá- O quadro XXXIX resume, incluindo já os dados de 1966, os elementos de tráfego referentes aos principais portos da província.

Movimento dos principais portos

O porto de Lourenço Marques, que no ano transacto ultrapassou os 9 milhões de carga manuseada, está a caminho de se transformar num dos principais portos do Mundo, já que é um dos primeiros de África. As previsões indicam que a meta dos 15 milhões de toneladas será atingida dentro de poucos anos.

O porto da Beira - como sucede com o respectivo caminho de ferro - acusou os efeitos do que se passa entre a Grã-Bretanha e a Rodésia.

O investimento programado de 1 591 000 contos está proporcionado às necessidades de desenvolvimento. Entre os aspectos principais que se encararam, salientam-se os referentes aos principais portos: Lourenço Marques (702 700 contos):

Tem em conta o prolongamento e equipamento de 380 m + 360 m do cais Gorjão (-12 m), a consolidação do cais das carvoeiras e sua integração no cais de carga geral, a instalação da ensilagem e carregamento a granel de cereais, a instalação de armazenagem e manuseamento da vermiculite a granel, renovação e equipamento do cais de petroleiros da Matola, terraplanagens, armazéns, linhas férreas e gare marítima de passageiros, material circulante e locomotivas de manobras, equipamento diverso e instalações várias, um rebocador de 600/800 HP. Porto da Beira (642850 contos):

Encara a construção e equipamento dos cais n.ºs 11 e 12 (360 m) e 13 e 14 (360 m), prolongamento do cais n.º 1, substituição do cais do Chiveve, aterros, armazéns, equipamento, vias férreas, locomotivas de manobras e modificação da instalação de carregamento de minérios, instalações várias, um rebocador de 600/800 HP, uma barcaça de balizagem, apetrechamento da doca seca e a construção e equipamento das oficinas navais. Porto de Nacala (189 850 contos):

Visa a construção e equipamento de mais, 360 m de cais, aterros, equipamentos diversos, locomotivas de manobras, construção e equipamento de oficinas navais. Porto de Quelimane (15 600 contos):

Apenas tem em conta a construção de um armazém, pavimentação, linhas de acesso, terraplenagens,