Mais que o êxito notabilíssimo da técnica, porém, o que sagrámos nesta obra erguida no mais difícil período dos últimos 50 sinos foi o milagre de uma política e a vitória da clara visão de um chefe!

Vozes: - Muito bem, muito bem!

os comboios, sem suspender a utilização permanente do tabuleiro rodoviário.

Numa segunda fase compreendem-se o reforço da suspensão conseguido por uma estrutura adicional composta de dois cabos contínuos secundários, vários estóis,- ou cabos inclinados, e uma viga trabalhando à compressão, assente dentro da viga de rigidez. A manterem-se as previsões iniciais, o custo da execução desta segunda fase da ponte e viaduto, incluindo a instalação da via férrea electrificada, andará pelos 450 000 contos.

O orçamento do projecto definitivo correspondente àquela primeira fase da ponte mista foi de 2 145 000 contos (75000000 de dólares). Essa verba decompõe-se em: 1 570 000 contos (55 000 000 de dólares) correspondem ao custo dos materiais, equipamentos e serviços de origem americana;

b) 575 000 contos (20 000 000 de dólares) compreendem o custo dos encargos locais, isto é, as despesas a efectuar no País.

O custo em dólares - fornecimentos de origem americana - foi financiado por meio de um empréstimo concedido pelo Export Import Bank of Washington, à taxa de 5 3/4 por cento, a amortizar em vinte anos, a contar da conclusão da obra, para a qual se fixou o prazo máximo de cinco anos.

Durante este período de cinco anos os juros seriam acumulados e capitalizados. Prevê-se ainda um sistema de amortizações mais reduzidas nos primeiros anos de exploração da ponte e crescentes na última fase.

O financiamento dos encargos locais foi feito por um empréstimo da Banque Séligman, de Paris, ao qual mais tarde viria a associar-se a Banque Française du Commerce Exterieur, ao juro de 5 por cento e com o prazo de amortização de dez anos.

E do maior interesse acentuar que o financiamento do Eximbank se enquadra na política de apoio à expansão comercial norte-americana. Além do mais, destina-se a facilitar as exportações o importações e a troca de mercadorias entre Portugal e os Estados Unidos. Num período em que o problema angustioso da maioria dos países é penetrar e alargar mercados para os seus produtos, não se devem perder de vista as vantagens de uma operação deste montante, na medida em que possam converter-se em aumento de quotas de exportação e outras vantagens para a balança comercial portuguesa.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Os encargos de exploração e manutenção estão orçamentados em 10 000 contos anuais, mas calcula-se que seja possível mante-los na ordem dos 8500 contos nestes primeiros anos.

A projecção financeira do empreendimento resultante da previsão do tráfego e do estudo das portagens médias a aplicar traduz-se no gráfico que vou ler e será publicado no Diário das Sessões (gráfico I):

(Leu).

Prevê-se, portanto, que nos primeiros dezasseis anos haja um deficit de exploração, mas que a partir do décimo sétimo a obra apresente um superavit, de modo a estar amortizada antes de vinte anos, a contar da sua conclusão.

Neste primeiro decénio, e segundo as previsões do respectivo estudo, os encargos financeiros irão crescendo desde 196711 contos, em 1968, até ao máximo de 312283 coutos, em 1967, data em que, findo o reembolso do empréstimo referente aos encargos locais, a amortização e juros baixarão para cerca de 166 000 contos. E interessante anotar que a antecipação da execução da obra em seis meses se traduziu numa economia nos encargos financeiros de cerca de 80 000 contos.

O tráfego registado na ponte desde a meia-noite de 8 de Agosto de 1966 até ao fim desse ano foi de 1 327 855 veículos e a receita arrecadada de 29 493 476$50.

Em 1967, primeiro ano completo de exploração, o tráfego registado ascendeu a 3 556 435 veículos, com a receita de 81 846 821$20.

O tráfego na Ponte de Salazar está presentemente abaixo dos valores previstos quando se elaborou o estudo de viabilidade financeira do empreendimento.

Enquanto se previa para 1967 o tráfego médio diário de 14 350 veículos, registaram-se, no entanto, até final do ano, apenas 9744.

Quer dizer: «a utilização da ponte pelo público é da ordem do 70 por cento daquela que se esperava.