da Beira, onde ficarão em depósito es elementos de arqueologia, e de pré-história do Museu de Grão-Vasco. Museu das várias secções próprias que o estruturam. Numa delas, o que refere à trilogia da vida - vinho, pão e azeite - das gentes da Beira Alta e o concernente à generalidade dos meios de trabalho de subsistência do nosso povo. Numa secunda, D que respeita a transportes fluviais e terrestres, incluindo barcos de longo curso o de travessia das bacias hidrogáricas dos rios das áreas dn distrito du Viseu.

O Museu ou Tesouro de Arte Seara guarda peças preciosas de ourivesaria e paramentaria, umas nu nutras de tanto valor que não têm preço, além de cofres medievais de Limoges algumas pinturas o até esculturas de grande classe.. E, a propósito de escultura, anotarei que no ambiente da catedral de Viseu parece que paira a sombra do génio do Laprada.

O Museu de Grão-Vasco é hoje um dos grandes museus do País. Ali se conservam alguns dos melhores e maiores painéis de Vasco Fernandes, grandes em qualquer parte do mundo, pela qualidade e pela monumentalidade. Também presente Colombianos e o Grupo do Leito, que anunciou novos caminhos, tendências e escolas da arte moderna. O avanço técnico no campo da inuseologia do Museu de Grão-Vasco e o valor das suas obras foram recentemente reconhecidos por Madame Hours. conservadora do Museu do Louvre. Vinda a Viseu por um dia para uma conferência, a visita ao Museu forçou-a ficar em Viseu por três dias . . . uma ideia do interesse; do Museu de Grão-Vasco, que é acima de tudo, museu de pintura, pode-nos ser dada pelo número de visitas anuais que, ultrapassadas as 50 000 em 1967 não pára e avança significativamente, apesar de situado a distância dos grandes centros de Lisboa e Porto.

Saindo da capital do distrito para nordeste, breve, se estará em Lamego. também em Ferreirim e, com poucos quilómetros mais de estrada, beneficiar, ainda em Tarouca, onde ficariam acessíveis aos estudantes e mestres de uma escola de pintura de Viseu espécies ricas da arte viseense beirã. Mais perto ainda e em direcção oposta, o Museu do Caramulo fundado pelo também malogrado Abel de Lacerda, que foi membro desta Gamara, e enriquecido por seu irmão, Dr. João de Lacerda. Descendo do Caramulo, rumo a Lafões, tem-se à mão o Museu de Vouzela. E rumo ao Dão, para breve o Museu de Santa Comba. No do Caramulo, como nos de Lamego e em Trarouca, estão produções de Grão-Vasco e de Gaspar Vaz, além de outras presenças notáveis. Ora, os museus devem ser considerados mais que simples tesouros de preciosidades, destinados à contemplação deleitosa de estetas privilegiados ou & satisfação de curiosidades vulgares. Estão a pedir que sejam utilizados como escolas e não se confundam com armazéns de antiquários, ou cemitérios silenciosos e povoados de sombras . . .

Sr. Presidente e Srs. Deputados: Teríamos, assim uma escola de pintura, servido por vários e ricos museus preciosos instrumentos de. trabalho para estudo e ensino. Se as aves escolhem ambiente para os ninhos da fecundidade e se as plainas carecem de meio para se desenvolverem e estendem as raízes para onde pressentem húmus vital, também o espírito precisa do: meio ou clima para criar. Na Beira Alta teria uma escola superior de pintura ambiente, meio, clima, paisagem e- húmus vital parti render e servir ... a arte e a cultura no serviço e valorização do homem e do País. V. o apontado circuito artístico da Beira Alta poderia Construir infra-estrutura preciosa para um dos mais tentadores circuitos turísticos nacionais, se dotado de eficiente reiV1 rodoviária, que é fácil completar.

O acréscimo da despesa, nem seria arrasante nem seria ... na futura, dados os frutos que viriam que a colher.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O orador foi muito cumprimentado.

O Sr. Presidente: - Vou encerrar a sessão.

O debate continua na sessão da tarde, à hora regimental sobre a mesma ordem do dia. Está encerrada a sessão.

Eram 13 horas e 40 minutos.

Sr. Deputados que entraram durante a sessão:

Agostinho Gabriel de Jesus Cardoso.

Albano Carlos Pereira Dias de Magalhães.

Antão Santos da Cunha.

António Calapez Gomes Garcia.

António Calheiros Lopes.

António José Braz Regueiro.

Arlindo Gonçalves Soares.

Artur Alves Moreira.

Augusto César Cerqueira Gomes.

Duarte Pinto de Carvalho Freitas do Amaral.

Fernando Afonso de Melo Giraldes.

Francisco Cabral Moneada de Carvalho (casal Ribeiro).

Francisco José Cortes Simões. Francisco José Boseta Fino.

Henrique Ernesto Serra dos Santos Tenreiro.

João Duarte de Oliveira.

José Dias de Araújo Correia.

José Fernando Nunes Barata.

José Guilherme Bato de Melo e Castro.

Júlio Alberto da Costa evangelista.

Manuel Henrique Nazaré.

Paulo Cancella de Abreu.

Rui Manuel da Silva Vieira.

Rui Pontífice de Sousa.

Sebastião Alves.

Simeão Pinto de Mesquita Carvalho Magalhães.

D. Sinclética Soares Santos Torres.

Teófilo Lopes Frazão.

Srs. Deputados que faltaram à sessão:

Álvaro Santa Rita Vaz.

António Júlio de Castro Fernandes.

António Magro Borges de Araújo.

Aulácio Rodrigues de Almeida.

Jaime Guerreiro Rua.

Joaquim de Jesus Santos.

José Manuel da Costa.

José dos Santos Bessa.

Luís Folhadela Carneiro de Oliveira.Manuel Amorim de Sousa Meneses.

Manuel José de Almeida Braameamp Sobral.

Manuel Lopes de Almeida.

Rafael Valadão dos Santos.

Raul Satúrio Pires.