Talvez convenha, para melhor esclarecer este importante sector, decompor a cifra de 46 568 000 contos, que representa o contributo das indústrias em 1967:

Não se deseja comentar a distribuirão dos contributos de cada um dos sectores mencionados. O progresso das indústrias em 1967 foi da ordem dos 3 456 000 contos, um pouco inferior ao de l966 (3 750 000 contos). Está manifestamente aquém das possibilidades. Há um desequilíbrio na produção industrial, que conviria examinar. Os dois sectores que mais interessam à economia nacional são naturalmente os das indústrias transformadoras e da agricultura.

O primeiro tem progredido, embora em quantitativo inferior ao possível, dado o grande desequilíbrio na balança do comércio. Mas da evolução do segundo -o da agricultura - transparecem as dificuldades da agricultura. O aumento do produto desde 1950, a preços correntes, foi de 7 481 000 contos, que se comparam com 26 170 000 contos nas indústrias transformadoras.

As cifras da evolução constam do quadro seguinte:

As indústrias transformadoras em 1967 não mantiveram a ascensão de anos anteriores. Representam cerca de l/3 no total. O progresso (pequeno) na agricultura proveio de melhores colheitas. O seu contributo para o total em 19G7 é inferior ao de quase todos os anos. A evolução dada pelos índices, na base de 1956 igual a 100 e a preços correntes para os grandes sectores, é a seguinte: Tomando os preços correntes do mercado e a liquidação da contribuição industrial aplicada às indústrias, obtém-se o quadro seguinte:

(b) Indústria transformadora e construção (verba principal).

A percentagem da liquidação da contribuição industrial em relação ao produto interno bruto, tomado como 49 009 000 contos em 19C7. é de 1.23. a mais baixa nos anos mencionados. Quererá dizer esta baixa percentagem um alívio das indústrias? - pergunta que já se fazia no

parecer do ano passado. Ou representará a cifra do produto interno bruto sintomas de. inflação e desfasamento da contribuição industrial?

Origem da contribuição industrial

36. A liquidação da contribuição industrial produziu l 574 743 contos. Viu-se acima que a cobrança efectiva foi de l 485 900 contos, números redondos.

As duas verbas de mais relevo na contribuição industrial são as relacionadas com os comércios, bancos, seguros c propriedade fundiária e as das indústrias transformadoras. A primeira rubrica pertencem 47.3 por cento do total.

A discriminação das verbas é como segue: