duto nacional. O número de diplomados em Engenharia e de cientistas é manifestamente inferior às grandes necessidades. E o seu deficiente treino experimental, por não haver laboratórios bem dotados de aparelhagem e de meios que permitam o uso intensivo, é uma das grandes faltas do ensino superior e médio. Pode dizer-se que as instalações das Faculdades de Ciências de todas as Universidades do País estão longe de poderem satisfazer as necessidades reais da cultura científica. À de Lisboa, com grande frequência, é, talvez, de todas a que mais precisa de profundas modificações, que só poderão ser satisfeitas com a construção de novos edifícios. Na Universidade Técnica a despesa elevou-se a 20 890 contos, mais 1746 contos do que em 1966. A evolução desde 1938, dada pelo índice calculado acima, não permite concluir que hajam sido introduzidas as melhorias indispensáveis.

Os dois maiores aumentos deram-se no Instituto Superior Técnico (mais 939 contos) e no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (mais 489 contos).

O quadro a seguir mostra que o pessoal consome cerca de 82,7 por cento do total:

Tem Tabela.

Deve haver sérias dificuldades na manutenção de laboratórios e oficinas. No caso, por exemplo, do Instituto Superior Técnico (870 contos parti material e 643 contos para encargos), as verbas podem considerar-se diminutas.

Há até discrepâncias sérias entre estas classes de despesas nos diversos Institutos que formam a Universidade. A frequência dos institutos tem aumentado, mas o número de alunos diplomados mantém-se em cifras idênticas às de anos anteriores.

O problema torna-se agudo nas diversas especialidades de Engenharia cursadas no Instituto Superior Técnico. O número de alunos em 1966 neste Instituto elevou-se a 2330 e 2613 em 1967. Mas o número de diplomados em 1967, apenas 136, representa só 5,2 por cento do total. No caso da Escola de Medicina Veterinária, a percentagem é menor, e da ordem dos 5 por cento no Instituto Superior de Agronomia.

Numa possível reorganização da Universidade Técnica há que atender aos trabalhos práticos, que envolverão certamente métodos de investigação. A base da indústria moderna reside hoje nos conhecimentos ministrados a diplomados universitários. As Universidades bem orientadas podem desempenhar uma função notável no progresso económico do País. A despesa com o que se designa por "instrução artística" é profundamente afectada pela dos Teatros de S. Carlos e de D. Maria II, como se mostra no quadro que segue:

Tem Tabela.

Há uma pequena diferença para mais em 1967, que incidiu sobre os subsídios não reembolsáveis.

A seguir indica-se o movimento financeiro de receitas e despesas do Teatro de S. Carlos desde a sua reabertura:

Tem Tabela.