Nos últimos três anos a despesa desta Direcção-Geral tem oscilado entre 200 000 e cerca de 300 000 contos. A razão de tão alta cifra reside nos aeródromos, no 1.° estabelecimento e nos gastos correntes. A questão das receitas foi já analisada no capítulo do domínio privado, indústrias do Estado e participações de lucros. E segundo o critério então exposto, alguns aeroportos acusam déficit.

Nos dois últimos anos a despesa total, ordinária e extraordinária, elevou-se a 300 687 contos:

O aumento foi de 52 526 contos e processou-se nas duas rubricas. No comentário a seguir esclarece-se a causa do aumento. Nestes serviços a diminuição acentuou-se nos diversos encargos (menos 3819 contos):

O pequeno aumento de pessoal (mais 809 contos) foi compensado por menores gastos em pagamento de serviços e diversos encargos, visto os subsídios se manterem no nível do ano anterior.

"Contrôle" regional Também houve pequena diminuição de despesa no controle regional, como se indica a seguir:

A despesa nos últimos anos tem poucas alterações. A despesa ordinária e extraordinária da Direcção-Geral elevou-se a 300 687 contos. Aos aeroportos cabem 263 188 contos, repartidos como segue.

Os Aeroportos de Lisboa e da Madeira são os consumidores de verbas mais avultadas. Isolando-as, obtém-se:

O total gasto em aeroportos, por força de despesas ordinárias e extraordinárias, elevou-se a 470 350 contos nos dois anos. Os Aeroportos de Lisboa e da Madeira utilizaram cerca de 71 por cento, ou 334 325 contos. As despesas ordinárias deste Serviço elevaram-se a 17 104 contos, mais 728 contos. Repartem-se como segue:

Contos Além dos serviços mencionados e sucintamente descritos acima, há outras despesas ordinárias.

As principais são as que seguem:

Portos do Douro e Leixões ........ 104 143

Juntas autónomas de portos ....... 41 892

Subsídio eventual ............ 13070

Anos económicos findos e acidentes de serviço 910

As duas primeiras rubricas - as dos portos de Lisboa e do Douro e Leixões -, assim como a dos correios, telégrafos e telefones, serão examinadas mais adiante.