trial, económico e demográfico aconselha. Não se compreende, mesmo, o motivo por. que não foi posto em execução o estudo que havia sido feito e que Vizela ansiosamente espera.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - E sobre escolas técnicas vem a propósito referir a situação precaríssima em que funciona a de Barcelos, pois que, além do edifício inicialmente adaptado para o efeito e sem as indispensáveis condições, já houve necessidade de alugar uma outra casa e de a Câmara Municipal ceder o antigo matadouro, andando os alunos a saltitar diariamente de um para outro lado, com prejuízo de um eficiente aproveitamento e submetidos à inclemência do tempo. Sabemos estar a construção do novo edifício incluída no âmbito das iniciativas a realizar pelo III Plano de Fomento, mas também sabemos que se torna indispensável que a respectiva dotação do referido Plano seja devidamente reforçada, para que esta e outras iniciativas se concretizem.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - O terreno já existe, a localização está superiormente aprovada; os estudos, praticamente concluídos; o preço da mão-de-obra e dos materiais, a aumentar de dia para dia. Com certeza que o Governo não deixará de tomar as providências necessárias para que se cumpra o que no âmbito do Plano foi incluído e urge concretizar.

Para além dos problemas inerentes à organização e difusão do ensino no plano nacional, a criação de estabelecimentos de ensino mais de acordo com as características locais ó, por outro lado, uma aspiração que tem de ser posta em evidência e a que urge prestar imediata atenção, pois de forma alguma se compadece com mais delongas. Estão neste caso, como aqui acentuei aquando da discussão do III Plano de Fomento, os que se dirigem no sentido das necessidades industriais e agrárias da região em que o distrito de Braga se situa.

No que respeita ao sector industrial da região, são de evidenciar: indústrias têxteis, borracha (pneus), metalomecânica, electrotécnica, construção naval, química, minas, etc.; e, analisando o número de diplomas por sectores, verifica-se, com graves preocupações, que o País está carecido de técnicos ao nível do ensino médio (agentes técnicos, regentes agrícolas, contabilistas, etc.). A esta situação preocupante deu o devido relevo o Sr. Ministro da Educação Nacional, Dr. Hermano Saraiva, ao redigir o parecer subsidiário da subsecção de Ensino, da secção de Interesses de "ordem cultural da Câmara Corporativa, a propósito do capítulo relativo ao ensino e à investigação do III Plano de Fomento. Aí se fala da descoordenação entre a distribuição dos alunos pelos diferentes ramos de ensino e se faz uma especial referência ao ensino médio, que luta* actualmente com falta de estabelecimentos, a par de outros aspectos que não posso, por falta de tempo, neste momento considerar, mas que prometo ser objecto de uma próxima intervenção, porquanto bem a merece o ensino médio, sobretu do no respeitante ao sector industrial.

Justifica-se plenamente, e é de inteira justiça, dotar Braga de um instituto industrial e comercial, com ramificações em Guimarães e Barcelos, permitindo desse modo que uma grande percentagem de alunos que frequentam os diversos estabelecimentos de ensino encontrem meio de atingir uma útil finalidade que se traduza numa benéfica especialização, não apenas útil à região, mas a todo o País, dado que até ao momento existem sómente os institutos de Lisboa, Coimbra e Porto.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Se atendermos ainda, a que a frequência actual dos Liceus Nacional de Sá de Miranda, incluindo a sua secção de Barcelos, de D. Maria II e Nacional de Guimarães é no presente ano lectivo de aproximadamente 2678 alunos internos, a do ciclo preparatório a funcionar em Braga, Guimarães, Barcelos, Vila Nova de Famalicão e Fafe é de cerca de 2466 alunos e a das Escolas Industriais e Comerciais de Braga, Guimarães, Barcelos, Vila Nova de Famalicão e Fafe anda à volta de 6672 alunos, o que perfaz um total de 11 816 alunos, sem entrar em linha de conta com os alunos que frequentam o ensino particular e o ensino individual e doméstico, apresentam-se esses números de tal modo significativos que só por si constituem o melhor aval para a decisão que Braga aguarda confiadamente.

Quanto às necessidades agrárias da região, dado que apenas dispomos de escolas de regentes agrícolas em Évora, Santarém e Coimbra, impõe-se, sem dúvida, logo que possível, a criação de uma no distrito de Braga. E Barcelos, pelas suas características essencialmente agrícolas, pela sua situação geográfica, pela sua densidade demográfica e porque já possui uma modelar Estação de Fomento Pecuário, está natural e justamente indicada para a localização da escola de regentes agrícolas.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Nunca perfilhei pedidos utópicos e sempre gostei de me situar no campo das realidades e das necessidades mais prementes. Estou em consciência convencido de que a promoção económico-social do distrito de Braga será travada se não se olhar de frente para os problemas apontados. Há, como é evidente, dificuldades a vencer e aspectos vários a equacionar. Tenho, entretanto, uma fé inabalável na forma criteriosa como estes assuntos serão apreciados.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Sem mão-de-obra especializada e sem profissionais competentes não é possível ocorrer às necessidades que uma economia nacional progressiva impõe.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O orador foi muito cumprimentado.

O Sr. Rui Vieira: - Sr. Presidente: Uma breve intervenção para prestar a minha humilde, mas sincera, homenagem à memória de dois técnicos há pouco desaparecidos do nosso convívio e que, nesta Câmara, já foram também lembrados: o engenheiro agrónomo e silvicultor Joaquim Vieira Natividade, que faleceu a 18 de Novembro do ano passado, e o engenheiro silvicultor e Deputado Mário dos Santos Galo, que morreu no dia 25 de Dezembro último.

Ao primeiro, referiu-se o nosso colega Francisco Cortes Simões, que dele traçou o seu perfil de grande investigador da pomologia e subericultura nacionais e de figura grada nas letras portuguesas; do segundo, falou o Sr. Deputado Manuel Colares Pereira, retratando-nos, em curtas palavras, a personalidade, a competência técnica e o espírito de dedicação ao trabalho de quem foi também, du-