Roménia, 16; Reino Unido, 74; África do Sul, 31; Suécia, 20; União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, 51, e Jugoslávia, 21.

Com menos de dez parques, ainda figuram outros países europeus: Espanha, õ; Bélgica,' 4; Dinamarca, 3, Itália, 7: Aústria, 6, e Grécia, 6. Dentro das novas concepções entende-se por parque nacional determinada zona de território de um país, suficientemente vasta para que possam aí processar-se três fundamentais aspectos de ordenamento: científico, educativo e turístico.

Daqui se infere a necessidade de existência de valores i salvaguardar, no interior do parque, para as gerações vindouras, lasses valores podem apresentar interesse científico e educativo, como sejam a flora, a fauna, os monumentos OLI testemunhos históricos ou etnográficos, as particularidade? geológicas raras, além dos valores meramente paisagísticos ou de outros de interesse humano. No seu conjunto todos estes valores apresentam interesse turístico pela oportunidade que podem proporcionar como centros de atracção de visitantes que encontram instrução e recreio na fruição do que lhes puder ser proporcionado, de acordo com os regulamentos da conservação da Natureza.

Dentro dos limites do parque nacional cabem fundamentalmente três zonas bem distintas:

Reservas integrais - Zonas na maioria dos casos de reduzida dimensão, destinada a assegurar uma protecção de tal modo rigorosa que devem considerar-se como verdadeiros redutos que somente deveriam ser observados por cientistas, pois destinam-se a salvaguardar espécies em vias de extinção e a constituir verdadeiros laboratórios vivos onde se poderá estudar a biologia e as condições de evolução do meio natural, subtraído a toda a intervenção humana.

Reservas naturais. - Zonas onde fundamentalmente haverá que respeitar a vida natural sobre todas as suas formas, a fim de permitir o livre e silencioso jogo das leis do equilíbrio da Natureza. Desta paz e tranquilidade tanto beneficiará o homem, como os animais e as plantas.

Bastará esta definição para compreendermos que será interdita toda e qualquer forma de caça e pesca, a colheita de qualquer espécie vegetal, bem como qualquer ruído, e daí a proibição do trânsito de veículos motorizados e somente sendo permitido o passeio a pé. a cavalo ou em carro de tracção animal.

Em certas condições, e como regime de transição, a pastorícia pode ser permitida, embora condicionada, já porque necessária à economia dos povos, mas também porque fazendo parte de longa data do ecossistema, constitui um elemento de vida respeitável do ponto de vista humano e paisagístico.

Reservas turísticas ou paisagística (zona de protecção ou pré-parque). - Como o próprio nome indica é a zona envolvente e destinada aos aproveitamentos base do turismo onde se encontram normalmente os aldeamentos paisagísticos. Aí serão instalados os recintos de campismo, as indústrias hoteleiras, o aluguer de cavalos e carros para os passeios turísticos, os serviços de guias, bem como os centros de divulgação educativa.

Em toda esta zona serão fomentados os repovoamento de espécies agrícolas e cinegéticas de reconhecido interesse desportivo, criando-se as bases para um aproveitamento integral das suas possibilidades turísticas.

Todo o território destinado a parque nacional deve estar sujeito, segundo estabelece a União Internacional para a Conservação da Natureza, a um regime jurídico de protecção geral contra efeitos indesejáveis de toda a exploração dos recursos naturais feita pelo homem; deve ter determinada superfície mínima em função da população residente e dispor de um orçamento compatível com essas superfícies e pessoal privativo do parque bastante para garantir a eficácia dos regulamentos que tenham sido aprovados. No conjunto dos países europeus somos, no continente e ilhas, o único país que ainda não criou um parque nacional ou uma reserva análoga. E, no entanto, e como se referiu, quando o projecto de arborização do perímetro florestal do Geres foi apresentado em 1030, os serviços florestais propuseram a criação de um parque nacional naquela região do Noroeste português. Decorreram trinta e um anos e a Câmara Corporativa entende que esta oportunidade não está perdida, embora nesse intervalo muitos valores se destruíssem nessa maravilhosa região. Vai perder-se, por exemplo, Vilarinho das Fumas, a preciosa «aldeia comunitária» monografada em 1048 por Jorge Dias. que breve ficará sepultada pelo regolfo de uma barragem. É pena que não se tenha podido encontrar uma solução para preservar, sob a forma de monumento ou museu, um legado de séculos que nunca se reconstituirá.

Existem ainda algumas áreas onde será possível a salvaguarda de valores existentes, particularmente nas regiões de montanha submetidas agora a intenso êxodo rural. Contudo, nos casos em que haja a necessidade de considerar desde já, noutros locais, a defesa contra a impensada acção humana, podem estabelecer-se reservas naturais, prevendo que no futuro possam ser o núcleo de novos parques nacionais.

Há possibilidades de constituir, de acordo com princípios civilizados e civilizadores, toda uma gama de reservas específicas capazes de abrangerem diferentes ramos da ciência interessados: reservas geológicas, botânicas e zoológicas, bem como reservas especiais para protecção de espécies raras ou em risco de extinção. Será possível ainda conceber diversos tipos de reservas, denominadas «parques naturais» ou «parques regionais», visando todos eles uma mesma finalidade: a salvaguarda do meio natural e a melhor utilização dos tempos livres para nacionais e estrangeiros.

Os parques nacionais e a defesa da pesca e da caça O Parc National de La Vanoise, em França, é descrito numa bela publicação, que contém algumas inscrições bem significativas:

Le Pare National protège contre l'ignorance et le vandalisme des biens et des heautés qui appartiennent à tous.

Recomenda depois algumas normas de conduta aos visitantes:

Enterrez vos soucis, et vos boites de conserve.

Qni détruit le nid vide le ciel, rend la terre sterile.

Ou então, resumindo:

Ennemi des bétes: ennemi de la vie; ennemi de l'avenir.

E ainda

Dcclarez la paix aux animaux timides. Ne les troublez pá dans leurs affaires afin que les printemps future encore vos enfants.