Dar-se-á particular atenção aos problemas dos países menos desenvolvidos de entre os países em vias de desenvolvimento e procurar-se-á atribuir-lhes um tratamento especial no contexto das medidas específicas tomadas a favor do conjunto dos países em vias de desenvolvimento.

O andamento e o sucesso das negociações do G A T T, cujas principais características acabam de ser enunciadas, está estreitamente dependente dos resultados que venham a conseguir-se no domínio da reestruturação do sistema monetário internacional Se não se alcançar para esse sistema solução. satisfatória, que elimine as incertezas e as dificuldades em que se tem vivido ultimamente, não será possível promover uma liberalização substancial do comei cio internacional. Em contrapartida, também é verdade que o desmantelamento de alguns dos actuais obstáculos às trocas entre as grandes potências comerciais poderá contribuir significativamente para criar condições favoráveis ao estabelecimento de um sistema monetário internacional mais adequado às necessidades actuais.

Está previsto que as negociações multilaterais do G A T T só venham a ser concluídas em 1975

III

l - Tendências gerais A evolução conjuntural da economia portuguesa em 1973 continua a caracterizar-se essencialmente por um ritmo de crescimento da actividade económica que corresponde, pelo menos, à meta programada no III Plano de Fomento.

A par da expansão, a cadência rápida, da actividade produtiva nas indústrias transformadoras, na construção e na generalidade dos serviços, os resultados da produção do sector primário em 1973 traduzem uma evolução mais favorável do que no ano transacto.

O dinamismo patenteado pela actividade industrial reflecte, por sua vez, o assinalável ritmo de formação de capital que se tem registado ultimamente e deverá prosseguir no próximo ano, como mostram os valores sobre investimentos projectados pelas empresas.

Paralelamente, continuam a observar-se apreciáveis acréscimos de produtividade, ao mesmo tempo que se verifica a tendência para um melhor equilíbrio no domínio do emprego, para que tem concorrido, aliás, a redução dos fluxos imigratórios.

No desenvolvimento da actividade produtiva no ano que decorre, para além do efeito resultante do contínuo crescimento do consumo privado, tem vindo a influir particularmente a sensível elevação das despesas de consumo público e a intensificação da procura externa. Além disso, prosseguiu a realização, em volume crescente, de investimentos públicos e privados nos diversos sectores da economia, com os correspondentes reflexos na actividade produtiva e no volume das importações.

Apesar da expansão acentuada do consumo e do investimento, parece registar-se, porém, no ano em curso tendência para uma progressão mais moderada das importações, o que, em face da expressiva aceleração das exportações, poderá determinar para o conjunto do ano ligeira redução do déficit da balança comercial. Este comportamento, conjugado com a influência exercida pelas transferências privadas e pelas receitas do turismo, permitirá mais uma vez a formação de um saldo avultado na balança de pagamentos da zona do escudo.

Prossegue, assim, em 1973 a expansão das reservas de ouro e divisas do País, ainda que menos volumosa em comparação com o valor excepcional atingido no ano transacto. Tal evolução apresenta-se, aliás, favorável no sentido de restringir os efeitos inflacionistas gerados pelo andamento das variáveis monetárias, dado que, não obstante a actuação já realizada, o aumento dos meios de pagamento continua a processar-se a cadência muito rápida.

De resto, as pressões inflacionistas, que, como na generalidade dos países, não deixaram de manifestar-se na economia portuguesa, continuaram também a ser combatidas através de acções em vários domínios da política económica, tendo sempre em atenção a necessidade de não comprometer o ritmo desejado do descimento económico do País.

2 - Produção de bens e serviços Conforme revelam os vários indicadores conhecidos, assistiu-se em 1972 a uma recuperação do ritmo de expansão da actividade produtiva, em paralelo com a evolução observada na generalidade dos países ocidentais.

No ano em curso, a avaliar pelos elementos de que se dispõe, o crescimento do produto nacional, em termos reais, continua a processar-se a uma taxa pelo menos tão elevada como a que se registou em 1972 Com efeito, a actividade nas indústrias transformadoras mantém, no conjunto, apreciável dinamismo, prosseguindo também, em geral, o desenvolvimento da actividade produtiva nos sectores da electricidade e da construção e nos serviços Relativamente ao sector primário, apesar do decréscimo que se regista nalgumas colheitas, o comportamento da produção tem-se revelado, de modo geral, mais satisfatório do que no ano transacto, devido não só ao acréscimo verificado em algumas das principais produções agrícolas, mas ainda ao desenvolvimento que se notou na pecuária e na pesca. Agricultura, silvicultura e pecuária - De acordo com as estimativas disponíveis, o valor bruto de produção agro-pecuária, a preços constantes e para as produções mais significativas, que em 1971 revelai a ligeiro retrocesso e em 1972 se mantivera praticamente estacionário, acusa em 1973 um aumento significativo, o que leva a admitir uma recuperação da taxa de acréscimo do valor acrescentado na agricultura e pecuária. Quanto à silvicultura, os indicadores disponíveis deixam prever que se tenha observado ligeira subida do produto.