Espera-se que seja realizado, em 1974, outro grande estudo de estratégia, agora no sector das confecções, que tem a maior importância no conjunto da actividade exportadora mas que carece de ser encarado numa visão de médio prazo que o torne menos dependente de vantagens actualmente existentes - que se consideram precárias - e que muito determinaram o seu crescimento no passado recente.

Estudos desta natureza, originando encargos vultosos, apenas se justificam quando o ramo exportador correspondente tenha já uma importância considerável e sã reconheça necessária a coordenação dos esforços privados e da Administração no sentido de definir o sentido do seu desenvolvimento E não é isso o que sucede de modo geral, já que, em regra, as carências se situam mais no plano das acções do que no da sua coordenação Tendo presentes estas circunstâncias, o Governo actuará, em 1974. nos seguintes domínios.

A diversificação dos mercados mediante o desenvolvimento das trocas com países em relação aos quais até ao momento actual, as transacções comerciais têm apresentado reduzida expressão constitui tarefa prioritária

Efectivamente, importa atenuar a relativa vulnerabilidade do nosso comércio de exportação, devida à elevada concentração geográfica das vendas portuguesas para o exterior.

No que toca à exploração de mercados já relativamente conhecidos, pode actuar-se em maior profundidade nas linhas de produtos considerados prioritários do ponto de vista da exportação metropolitana, nomeadamente pelo estudo dos produtos mais promissores ao nível da distribuição, desenvolvimento dos contactos privados e promoção junto dos canais de comercialização.

Quanto aos mercados bem conhecidos e com algumas tradições para a exportação portuguesa, justifica-se uma acção de aperfeiçoamento do modo de inserção neles do nosso comércio de exportação, em especial pela via do a profundamento do conhecimento de circuitos de comercialização, do estudo de projectos de exploração desses circuitos em fases mais avançadas da distribuição, no apoio à criação de apoios locais próprios aos exportadores portugueses, na promoção intensiva junto dos circuitos de distribuição e, eventualmente, até na promoção de marcas portuguesas junto dos meios consumidores.

Repartição dos rendimentos Neste domínio pretende o Governo, acima de tudo, sublinhar que está decidido a prosseguir, tão aceleradamente quanto as circunstâncias lhe permitam, uma política de mais equitativa repartição dos rendimentos formados na economia

Não pode, todavia, deixar de inserir-se a consecução desse objectivo fundamental nos vários condicionalismos que têm vindo a influenciar o comportamento conjuntural da economia portuguesa, considerando, de modo particular, os desequilíbrios que nos últimos anos se evidenciaram

Ao actuar no domínio em causa, o Governo, consequentemente, terá de fazê-lo ae modo adequado e concertado, a fim de evitar que resultados positivos alcançados em determinado momento venham, seguidamente, a anular-se ou, pelo menos, a esbater-se fortemente

Atendendo, porém, à natureza complexa e, em larga medida, estrutural dos factores que estão na base das pressões inflacionistas com que o País se debate, importa - para se poder actuar com eficácia - conhecer melhor os mecanismos de funcionamento dos diferentes mercados e, simultaneamente, aperfeiçoar os instrumentos e os critérios de intervenção do Estado na economia Só deste modo poderá assegurar-se em termos satisfatórios a equidade na repartição dos rendimentos.

Por outro lado, vê o Governo no objectivo em causa uma legítima aspiração de justiça social, que, aliás, constitui elemento básico do conjunto da sua política

Assim, e salvaguardados que sejam os equilibrios económicos fundamentais -pressuposto indispensável de todo o progresso social -, irão intensificar-se em 1974, de forma coordenada e ordenada, actuações de natureza predominantemente económica, bem como do domínio social, com vista a elevar significativamente as condições de vida da população portuguesa Assim, em 1974, procurar-se-á, através de medidas de diversa ordem, elevar a participação do trabalho no rendimento nacional, reduzir as diferenciações salariais e pessoais existentes e, bem assim, reforçar a acção redistributiva da previdência social

Por isso prosseguirá o Governo na extensão do regime da previdência a categorias socio-económicas ainda não abrangidas, assim tomo na melhoria do regime geral e dos regimes especiais de previdência e na coordenação dos regimes de previdência do sector público e do sector privado

Promoção e equipamento sociais Em 1974, dando continuidade ao processo az promoção social das classes menos favorecidas, de desenvolvimento e extensão dos equipamentos colectivos a toda a população e de intensificação da participação activa desta no desenvolvimento sócio-económico, o Governo promoverá

a) O apoio técnico e financeiro a programas de desenvolvimento integrado e a iniciativas locais de desenvolvimento, a implantação de novos equipamentos e a melhoria dos existentes,

b) A coordenação dos diversos departamentos públicos e das entidades privadas que actuam neste domínio,

c) O desenvolvimento da rede de equipamento de apoio à população feminina que trabalha,