Observa-se no relatório da proposta de lei, o que à Câmara apraz registar:

Tem o Governo, no âmbito da sua política de combate à alta dos preços, 'tentado estimular adequadamente a oferta e, por outro lado, moderar o crescimento da procura, dos custos de produção e dos custos de distribuição. Além disso, tem continuado com a sua política de controle de preços dos produtos essenciais, quer através da fixação de alguns deles, quer através da repressão de comportamentos especulativos. As medidas anti-inflacionistas adoptadas tiveram, sem dúvida, influência no ritmo de evolução dos preços da alimentação, que, atentas as circunstâncias da oferta desfavoráveis, poderia ter-se revelado ainda mais acelerado. No que respeita a emprego, indica o relatório da proposta de lei de meios que, entre os meses de Abril de 1971 e 1972, se operou uma subida, posto que de pequena amplitude, do índice médio de emprego, mas os acréscimos, em alguns sectores importantes, teriam sido relativamente sensíveis, enquanto noutros sectores se registaram diminuições. Em todo o caso, segundo o mesmo relatório, ainda «não se desenham tendências claras para que o volume total de emprego venha a expandir-se de forma significativa, saindo da quase estacionariedade que se tem observado nos últimos anos, uma vez que, a julgar por dados recentes, continua a subsistir elevado fluxo emigratório», embora se admita um abrandamento deste fluxo.

Prosseguiu, entretanto, o movimento ascensional dos salários.

Assim, quanto aos salários rurais, os índices ponderados, constantes do quadro III, acusavam entre os 1.ºs semestres de 1972 e 1973 acréscimos bastante consideráveis, mais acentuados até, no caso dos trabalhadores femininos, do que os registados um ano antes.

(Base: 1968 = 100)

(ver tabela na imagem)

1 Trabalhos gerais

3 Fevereiro

índice global de salários profissionais da indústria e dos transportes.

(ver tabela na imagem)

Também os índices globais de salários profissionais da indústria e dos transportes, calculados para as cidades de Lisboa e Porto, apresentavam, entre os mencionados períodos, variações positivas a taxas elevadas.

Ao que se afigura, porém, as subidas dos índices de salários terão sido, de um modo geral, inferiores às dos índices de preços no consumidor. Do que precede, parece de concluir que se mantinham actuais os considerandos aduzidos pela Câmara em anteriores pareceres sobre propostas de leis de meios acerca das pressões inflacionistas prevalecentes na economia metropolitana e dos factores mais significativos dessas pressões. É possível que as incidências de alguns desses factores se hajam atenuado, nomeadamente por efeito, directo ou indirecto, de medidas entretanto adoptadas, mas outros factores terão mantido, quando não reforçado, as suas repercussões.

Por tudo isto, e porque - a avaliar por comportamentos recentemente sentidos em diversos mercados (bolsas de valores, vários mercados de bens de consumo, etc) - estará a generalizar-se e a intensi-