Quanto ao aumento, em 1972, das importações do estrangeiro, inferia-se (do mesmo quadro XIII) que as participações dos países da C. E. E., dos Estados Unidos da América e Canadá e da E. F. T. A. tinham sido bastante próximas, se bem que com a relevância, ainda, para a da C. E. E. Mas entre os aludidos períodos de Janeiro a Agosto de 1972 e 1973, o aumento das importações era determinado, fundamentalmente, pelas operações com os países da C. E. E. o que não poderia imputar-se apenas, ao que se julga, à aludida transferência de posição do comércio com o Remo Unido. Por último, quanto aos produtos que mais contribuíram para a elevação recente das exportações metropolitanas, são de salientar os vinhos do Porto e comuns, as resinas, as madeiras e cortiças, as pastas para fabrico de papel, os fios e tecidos, o vestuário e calçado, as máquinas e aparelhos industriais não eléctricos e as máquinas e aparelhos eléctricos.

No que respeita à expansão das importações, são de salientar os acréscimos nas aquisições de trigo e milho, de açúcar, de gasolina e óleos combustíveis, de produtos para moldação, de peles em bruto, de fios e fibras têxteis, sintéticas ou artificiais, de algodão e lã, de ferro em bruto e semitrabalhado e de máquinas e aparelhos eléctricos.

7 - Os meios de pavimento e os mercados do dinheiro Não obstante as medidas que se adoptaram em 1972, os meios totais de pagamentos internos mantinham, no final do 1.º semestre do corrente ano, a tendência de expansão acentuada, vinda dos períodos anteriores. De facto, como se vê no quadro XIV, nesse 1.º semestre de 1973 o stock monetário global aumentou 15438 milhões de escudos, contra 11428 milhões em igual semestre de 1972, o que, em termos relativos, correspondeu a uma intensificação da cadência do movimento ascensional, de 5,6% para 6,3%. Repare-se, ainda, que, enquanto durante o ano de 1972 o incremento do stock monetário se traduziu em 20,7%, entre os meses de Junho de 1972 e 1973 o acréscimo quase atingiu 21,5% E como, por certo, estes aumentos anuais terão sido bastante superiores aos da produção nacional de bens e serviços, mesmo a preços correntes de mercado, poderá concluir-se que se acentuava o sentido de quebra da velocidade-produto dos meios de pagamento