[ver quadro na imagem Em consequência principalmente da contracção da oferta de mão-de-obra nas zonas rurais, o nível de salários na agricultura tem vindo a acusar desde 1961 expressiva elevação, que se acentuou de novo em 1984, depois de ter abrandado no ano anterior: Esta tendência prosseguiu no 1.º semestre de 1965, como mostra o aumento da média dos índices mensais ponderados dos salários de homens e mulheres que atingiu 4,2 e 6,1 por cento, respectivamente.

A julgar pelos respectivos índices ponderados, os salários nos sectores das indústrias e dos transportes em Lisboa e Porto têm vindo igualmente a elevar-se de modo apreciável nos últimos anos. Em especial, em 1964 os índices referentes a Lisboa e ao Porto acusaram acréscimo de 4,6 e 7,1 por cento, respectivamente.

Como se observa no quadro anterior, entre Dezembro e Junho últimos prosseguiu a elevação destes índices, que foi mais nítida no Porto (6,4 porcento). Manteve-se, deste modo, a tendência para a subida dos salários nas indústrias e nos transportes em ritmo que ultrapassa a elevação dos preços no consumidor, com efeitos na melhoria do nível de vida de parte considerável da população activa das duas principais cidades do continente. A necessidade de assegurar a estabilidade financeira interna, que constitui uma das condições essenciais do processo de desenvolvimento do País, tem merecido ao Governo especial atenção. De facto, em Julho de 1964 foram criados alguns instrumentos de acção necessários à política de preços, sendo posteriormente promulgados, de acordo com a orientação definida, diversos diplomas regulamentares sobre a reorganização dos mercados e a revisão dos preços de diversos produtos agrícolas e pecuários.

No decurso do corrente ano foi reforçada a acção tendente a limitar a elevação do custo de vida, em especial no que toca aos bens alimentares, dada a sua projecção nos orçamentos das famílias de menores rendimentos. Assim, o Governo reafirmou a intenção de estimular e apoiar a melhoria do sistema de distribuição dos produtos, através da redução do número de intermediários entre os produtores e os mercado se definiu uma política de preços global para correcção das distorções sectoriais e dos desequilíbrios entre os preços dos produtos agrícolas e dos factores que intervêm na sua formação.

Também os Decretos-Lei n.ºs 46193 e 46336, de 18 de Fevereiro e de 17 de Maio últimos, respectivamente, reorganizaram os serviços de prevenção e repressão das- infracções anti-econòmicas e contra a saúde pública, criando a Inspecção-Geral das Actividades Económicas, que tem vindo a exercer TIOS últimos meses ampla acção na vigilância da formação dos preços de venda ao público de bens alimentares, em especial nos mercados de consumo.

Moeda e crédito Os meios internos de pagamento, que em 1961 acusaram reduzido acréscimo, em consequência da contracção das disponibilidades I vista, determinada essencialmente por factores extra-económicos, retomaram no triénio imediato a tendência anteriormente observada para expansão a taxas mais elevadas. Para esta evolução concorreu fundamentalmente o aumento das disponibilidades à vista (depósitos à ordem deduzidos dos depósitos interbancários), a que se associou a progressão dos depósitos a prazo e a elevação a ritmo moderado da moeda legal.

Deste modo, os meios de pagamento globais acusaram expansão, a cadência crescente, no último triénio, elevando-se em 1964 de cerca de 16 por cento.

Não obstante o apreciável acréscimo das reservas de ouro e divisas, a principal determinante da expansão monetária registada nos dois últimos anos foi constituída pelo crédito bancário, cuja variação concorreu em 1964 para cerca de 62 por cento da elevação dos meios de pá-