Apesar da sua ascensão, estes encargos têm podido ser praticamente cobertos pelos excedentes das receitas ordinárias, como o demonstram os respectivos montantes.
Excesso dos meios ordinários
Milhares de contos
O exame dos números precedentes mostra o paralelismo do excedente dos recursos ordinários e dos encargos extraordinários de defesa, mas evidencia também que nalgumas gerências aquele excedente foi mais elevado - o que se tornou especialmente significativo no exercício de 1965.
Neste ano, com efeito, os meios normais cobriram a totalidade das despesas de emergência no ultramar e registaram um excesso de 692 000 contos.
Este facto representa fortalecimento da estrutura financeira do Estado e constitui aquisição a preservar e consolidar.
Contos
Dado que o montante global dos investimentos públicos previstos no Plano e a cargo do orçamento ascende a 5358,8 milhares de contos, o valor daqueles investimentos elevou-se a 79,2 por cento do total. O facto é demonstrativo de que a expansão da economia nacional constitui preocupação permanente do Governo e finalidade essencial da sua acção Esta linha de orientação - que será objecto de desenvolvimento no capítulo seguinte - será mantida no ano de 1967 e à sua concretização serão afectos, na mais vasta medida, os recursos disponíveis.
Nos últimos anos esse auxílio revelou-se nos seguintes valores:
Milhares do contos
O significado destes quantitativos não se mede apenas pela sua expressão numérica, carece, para sua exacta avaliação, de ser traduzido em percentagens do produto nacional.
Essas percentagens são as seguintes:
Os números anteriores adquirem a plenitude do seu sentido se os compararmos com idêntica percentagem dos países mais evoluídos.
Indicam-se a seguir os respectivos números:
Ajuda do sector público
Fonte: Tableaux statistiques pour l'examen annuel de l'aide da O C D E.
Dizem eles especialmente respeito ao fomento do bem-estar rural e aos sectores da saúde, da educação, do ensino, da investigação científica, da formação profissional, da assistência social a estudantes e ainda do acesso à cultura das classes menos favorecidas.
Este simples enunciado dispensaria qualquer justificação, que todavia não pode omitir-se.
As assimetrias espaciais que se verificam no território nacional e que se traduzem em profundas disparidades no nível do desenvolvimento económico exigem urgente correcção, por imperativo do crescimento harmónico de todas as regiões do País e pela necessidade de assegurar às zonas atrasadas a indispensável promoção económica e social.
Enquanto, porém, se não torna efectiva essa forma de planeamento, urge prosseguir na útil acção de fomento do bem-estar rural, desde há anos realizada e cujos benefícios dispensam encarecimento.
O financiamento da obra em curso tem até agora sido efectivado através de dotações orçamentais, de comparticipações do Fundo de Desemprego, de empréstimos aos corpo s administrativos e de subsídios ou auxílios de outra natureza.
Por seu lado, as realizações empreendidas têm tido por objecto, designadamente, a electrificação, o abastecimento de água, as obras de saneamento, as edificações para fins assistenciais e sociais, ou de casas, nos termos do Decreto-Lei n.º 34 486, e respectivos arranjos urbanísticos, e ainda a construção de mercados. A enumeração destes empreendimentos corresponde à hierarquia de preferências estabelecida nas precedentes leis de meios