conjuntural bastante mais simples, se considerou já necessário proceder à revisão do I Plano de Fomento após os três primeiros anos da sua vigência.

Mas esta fórmula não responde, só por si, a todos os problemas suscitados pelos movimentos económicos do curto prazo Os objectivos inscritos no Plano serão assim completados por providências legais e administrativas.

que enquadrem de perto a evolução conjuntural Daí que o Plano deva ser, na sua execução, desdobrado, como até aqui, em programas anuais que contenham, além dos projectos definidos para realização imediata, políticas de curto prazo destinadas a encaminhar a evolução efectiva dos diversos sectores para os objectivos de médio prazo consignados naquele documento.

III Plano de Fomento-Síntese dos investimentos previstos

Continente e Ilhas

(a) São 1620 do Fundo do Abastecimento para a cerealicultura, e o restante, do mesmo Fundo, para o fomento pecuário e forrageiro.

(b) Admito se recorrer ainda a esta fonte para financiamentos adicionais destinados a obras de rega.

(c) Subscrição do obrigações do Fundo do Renovação o do Apetrechamento da Indústria da Pesca correspondente às amortizações vincendas de empréstimos obrigacionistas subscritos pelo Estado, relativamente ao período de 1968-1973.

(d) Obrigações do Fundo de Renovação e de Apetrechamento da Industria da Pesca a lançar no mercado financeiro.

(e) Fomento mineiro.

(f) A distribuição por fontes de financiamento é mera estimativa baseada na experiência do anos recentes.

(h) Junta do Energia Nuclear, haverá que contar ainda, eventualmente, com a parte correspondente aos aumentos de capital das empresas em que o latada tem posição accionista.

(i) Ilhas adjacentes, obras na sua maioria a cargo das autarquias locais

(j) A repartição por fontes é uma primeira estimativa baseada na experiência empresarial de anos recentes.

(l) São 000 milhares de contos a financiar por operações do crédito externo, eventualmente através do Banco Mundial, para nos ferroviários, 600 milhares do contos para subscrição do obrigações do Fundo do Renovação da Marinha Mercante, supondo que se realizam as amortizações vincadas durante o período do Plano.

(n) Transportes Colectivos do Porto.

(o) Inclui, eventualmente, a participarão de autarquias locais, designadamente nora o Metropolitano do Lisboa.

(p) Inclui crédito por Intermédio da construção naval, quo pode dizer respeito, em parte não susceptível de destrinça, a estaleiros nacionais, compreendo também 1 milhão de contos para projectos extraordinários do estradas.

(q) São 380 milhares do contos do Funda de Melhoramentos Agrícolas, por melo de empréstimos do fundo de Abastecimento e da Caixa Geral do Depósitos O restante A financiado pelo Fundo do Desemprego.

(r) Inclui obras para o abastecimento do agua da cidade de Lisboa e seus arredores, estimadas em cerca de 600 milhares de contos, parto dos quais a financiar por recurso ao credito Interno.

(g) Abrange 210 milhares de contos para subscrição de títulos a emitir pelo Fundo do Turismo.

(u) Inclui recursos próprios dos órgãos locais de turismo.

(x) Compreendo recurso eventual a capitais externos.

(z) Inclui uma parte a Inscrever no orçamento ordinário por corresponder a despesas do caracter corrente.

(v) Não compreende as despesas de manutenção.

III Plano de Fomento - Síntese dos investimentos previstos

(Províncias ultramarinas)