Previdência como caução, os quais, pela média dos últimos cinco anos, se podem computar em 61 000 contos (45 000 contos das sociedades nacionais e 16 000 contos das sociedades estrangeiras).

A evolução dos empréstimos sobre apólices de seguros de vida respeitam a uma variável do segundo grupo apontado, como condicionamento da capacidade de financiamento das empresas seguradoras. Por outro lado, como estes empréstimos constituem uma antecipação de direitos dos segurados, eles representam uma limitação à capacidade potencial de financiamento. Da comparação dos valores das reservas matemáticas de seguros de vida com os das aplicações feitas em empréstimos sobre apólices, resultou poder computar-se em 148 800 contos o acréscimo destes empréstimos no período de 1968-1973.

Considerando os elementos inicialmente apresentados e o comportamento previsto para cada uma das componentes da capacidade potencial de financiamento, esta deve elevar-se a cerca de 2 milhões de contos no período a que respeita o III Plano de Fomento.

de contos

Depósitos bancários (20 por cento) ........................ 77,5 Com as reservas que o seu estudo evidenciou, a que acresce a respeitante à relação entre os prazos de amortização das promissórias de fomento nacional e os dos investimentos financiados com o produto da sua emissão, resume-se seguidamente a capacidade de financiamento, paia 1968-1973, das instituições financeiras consideradas.

de contos

Caixas económicas

Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência ............... 8,4

(a) Metrópole e ultramar Particulares e empresas privadas não financeiras Em virtude do contributo relativamente moderado do sector público na canalização de meios de financiamento para o investimento, bem como do nível limitado de institucionalização da poupança e da sua canalização paia o crédito a médio e longo prazos, a que se adiciona a extrema sensibilidade das instituições financeiras à conjuntura, tem correspondido aos particulares e às empresas privadas não financeiras um importantíssimo papel no financiamento do investimento, que se terá cifrado, em média, no hexénio em análise, em cerca de 48 por cento do total da poupança aplicada em investimento, como mostra o quadro XV.

Tendo sido obtido por diferença, reflectem-se neste valor todos os movimentos das outras fontes de financiamento, o que lhe retira parte do significado. Além disso, é natural que se encontre sobreavaliado, na medida em que proporção não determinada, mas muito relevante, da procura de financiamento para formação de capital fixo é desviada para o mercado monetário e satisfeita através de concessão de crédito bancário a curto prazo.

De facto, por força das deficiências do mercado de capitais, o crédito bancário a curto prazo, conjuntamente com o autofinanciamento, é chamado a desempenhar papel dominante, mas inapropriado, no crescimento económico português.

É-se conduzido à mesma conclusão - da elevada participação desta fonte no financiamento do investimento - através da análise do financiamento do investimento privado no quadro seguinte, em que se tornou possível individualizar os fundos postos a disposição do sector privado pelo Estado, algumas instituições financeiras e estrangeiro.

Merece especial referência o facto de se ter considerado, quanto à canalização de poupanças para a formação bruta de capital privado através das instituições financeiras, o crédito a médio e longo pi azos e a aquisição de títulos privados através das caixas económicas, do Banco de Fomento Nacional e das empresas seguradoras Com efeito, excluiu-se a banca comercial e o crédito a curto prazo concedido pela Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência, designadamente, com o objectivo de evitar as dificuldades actualmente existentes em avaliar o seu verdadeiro significado do ponto de vista do financiamento do investimento Por outro lado, não é possível distinguir no crédito distribuído pela banca comercial entre o que se destina ao sector público e ao sector privado, excepto para o ano de 1965.

Financiamento da formação interna bruta de capital do sector privado