Formação bruta de capital fixo (milhares de contos) (Comparação dos Investimentos em planos de fomento anteriores) Referem-se seguidamente algumas indicações recebidas dos sectores

O sector das indústrias de alimentação e bebidas m-d.ca no seu relatório os seguintes investimentos, pelos diversos ramos de actividade, no total de 1 015 000.

Em relação a estes valores, foram feitas as seguintes restrições.

Para as massas alimentícias e conservação de frutos e produtos hortícolas, os investimentos referem-se apenas aos três primeiros anos do Plano, para a fabricação de malte e cerveja, o investimento reporta-se a melhorias de condições de transporte, dependendo os restantes investimentos das condições conjunturais.

Aponta ainda expressamente o relatório um tipo de investimento, a que atrás se fez referência, relativo à indústria de descasque, branqueamento e glaciagem de arroz, e a das águas mineromedicinais, que, para diminuírem a mão-de-obra e melhorarem o seu nível tecnológico, deverão reequipar-se com maior mecanização, não se indica, entretanto, qualquer estimativa para este investimento.

O sector das indústrias têxteis e de vestuário insere no relatório uma estimativa das necessidades de investimento em máquinas, excluindo os edifícios e instalações. O seu valor global é de 6 300 000 contos, assim distribuídos

Prevê-se a participação da indústria metalomecânica nacional nestes fornecimentos, da ordem dos l 200 000 contos.

Para as indústrias de pasta para papel, papel e tipografia, inclui o respectivo relatório, para a totalidade do investimento a efectuar no período do Plano, o valor de 3 797 950 contos, admitindo que possa ser excedido, na medida em que apenas inclui os projectos de que havia conhecimento naquela data.

A sua distribuição durante os seis anos do Plano fez-se da forma seguinte

Os estudos levados a efeito pelo Subgrupo da Indústria Química e dos Derivados do Petróleo e do Carvão conduziram às seguintes previsões, para o período de 1968-1973.

Projectos de investimentos Indústrias químicas

Indústrias químicas básicas, incluindo adubos, produtos químicos inorgânicos e ácido sulfúrico, amoníaco e gases industriais