Na indústria dos minerais não metálicos, os estudos realizados permitiram programar os seguintes investimentos.

Entrando em linha de conta com possíveis correcções a introduzir nas modalidades referidas e considerando ainda algumas não incluídas na relação anterior, foi estimado o montante global de investimentos, para o período de 1968-1973, na ordem dos 2 500 000 contos, o que coincide com a programação do quadro IV.

Não se tem conhecimento de dificuldades na obtenção de capitais para investimento, nem de projectos devidamente elaborados do ponto de vista técnico e económico, aos quais tenham sido recusados financiamentos.

Na indústria vidreira, as fontes de financiamento foram as reservas, o aumento de capital por incorporação das mesmas e os suprimentos dos sócios.

Os investimentos previstos pelo sector das indústrias metalúrgicas de base referem-se apenas a algumas unidades fabris de que se conhecem os planos de expansão, e são os seguintes.

Quanto ao conjunto do sector de produtos metálicos, máquinas, material eléctrico e de transporte, as informações directas foram muito limitadas. Na fabricação de máquinas não eléctricas apenas se releva o investimento de 450 000 contos numa importante actividade prioritária - a indústria de máquinas-ferramentas

Na indústria de material eléctrico, o investimento foi estimado em 3 190 000 contos, assim distribuídos.

A indústria de material de transporte avalia as suas necessidades de investimentos em 472 000 contos, destinando-se 172 000 contos à construção naval e 800 000 contos aos restantes sectores.

Sintetizam-se no quadro VI os investimentos referidos directamente pelos Subgrupos da Indústria Transformadora.

Investimentos referidos directamente pelos Subgrupos da Indústria Transformadora Fará alcançar a meta fixada ao sector industrial, torna-se indispensável todo um conjunto de providências, algumas das quais competem à Secretaria de Estado da Indústria e outras dizem respeito a diversos departamentos, tais como as que se relacionam com o financiamento e a tributação (Ministério das Finanças), com a comercialização, nomeadamente as exportações (Secretaria de Estado do Comércio), com a intensificação e alargamento dos meios de ensino (Ministério da Educação), com a formação profissional acelerada e a execução. Incluindo cerca de 4 milhões de contos de anteprojectos referentes á indústrias químicas, mas excluindo cerca de l milhão de contos relativos a ideias de desenvolvimento apresentadas para as mesmas actividades.