Na exploração.

Valor irrelevante.

4.1. Volume de emprego a atingir em cada um dos anos do III Plano.

4 2. Emprego, por categorias profissionais, no ano de entrada em funcionamento em regime normal (1973), no sector da exploração:

Categorias profissionais:

2. Outro pessoal técnico, pessoal administrativo, de escritório e outros empregos 4

3. Contramestres, mestres, encarregados e capatazes 2

4. Operários qualificados 19

5. Operários semiqualificados 6

6. Não qualificados 19

5. Investimento

Estimativa de custo na fase actual de estudo, mas sujeita a eventual rectificação - cerca de l 430 000 contos.

Em princípio, admite-se recorrer às seguintes fontes de financiamento:

Previdência.

Banca comercial e entidades particulares..

Créditos estrangeiros. Aspectos que condicionam ou a concretização dos anteprojectos ou a realização dos projectos. Acção necessária para a sua resolução em tempo útil.

Para a realização do aproveitamento nos prazos indicados será necessário que o arranque da obra se verifique na data prevista e, nomeadamente, que não seja demorada a aprovação do desvio do caminho de ferro e da estrada nacional na zona do estaleiro. Reflexos sobre outras actividades

Os reflexos mais salientes da construção deste aproveitamento hidroeléctrico sobre as fontes de matérias-primas podem traduzir-se, aproximadamente, pelo emprego de cerca de 150 000 t de cimento e 5000 t de aço para betão armado. Contribuirão apreciavelmente para esta realização as indústrias metalomecânicas, de transportes, de materiais de construção diversos, de óleos combustíveis e lubrificantes, de explosivos, de equipamentos para estaleiros, etc., e sobretudo a indústria de construção civil.

Este aproveitamento influenciará mais directamente a infra-estrutura dos transportes na região através da criação de um troço da via navegável do Douro e da melhora da estrada nacional n.º 222, que terá de ser substituída numa extensão apreciável.

Este escalão a fio de água permite dispor de consideráveis massas de energia temporária utilizáveis pelas indústrias electroquímicas e electro-metalúrgicas.

Do ponto de vista social, importa referir o facto de virem a ser di stribuídos cerca de 200 000 contos de salários na região, principalmente a mão-de-obra não especializada.

Grupo de Trabalho n.º 5 (Energia) Actividade industrial - Produção de energia eléctrica. Designação - Aproveitamento hidroeléctrico de Vilarinho das Furnas. Informações gerais

l.1. Entidade promotora do projecto

Hidroeléctrica do Cávado, S. A. R. L.

l.2. Localização

Rio Homem, a jusante da povoação de Vilarinho das Furnas.

1.3 Situação dos trabalhos de estudo e de projecto.

Projecto completo e aprovado pelas entidades competentes.

Potência a instalar - 100 MW. Produtibilidade média anual - 250X10 kWh.

Na exploração.

Valor irrelevante.

4.l. Volume de emprego a atingir em cada um dos anos do III Plano.