Quadro - resumo dos Investimentos globais do sector dos transportes
(a) O quantitativo destes três anos é de 70 600 contos, que foi dividido equitativamente entre eles.
Deve ainda notar-se que cerca de 54 por cento dos investimentos são realizados no sistema de transportes de longa distância, com 14 por cento do total geral para os pontos de interligação portos e aeroportos.
Nos transportes terrestres, os maiores investimentos correspondem ao sistema ferroviário (48 por cento), o que exigirá a reconversão preconizada para a C P , ainda que à custa do acréscimo dos gastos; a infra-estrutura rodoviária absorverá 34 por cento dos dispêndios, o que está em relação com os elevados tráfegos que suporta. Quanto aos transportes urbanos de Lisboa e do Porto, a verba apresenta-se proporcionada aos tráfegos, sobretudo se se tiver em consideração que estes são exclusivamente de passageiros em transportes colectivos e incluem as centrais de camionagem, as quais não se localizarão só naquelas duas cidades.
Será a seguinte a distribuição dos investimentos.
Vias e obras de arte.
Estes elementos de infra-estruturas são factores condicionantes da velocidade, das cargas e da segurança; o estado actual da via justifica os investimentos programados, que se concentram, aliás, nas linhas de maiores tráfegos.
O projecto de renovação da via compreende a renovação integral de 1250 km de linha da rede básica (cerca de 65 por cento desta rede) e a renovação, com aplicação de carris recuperados em 767 km, dos troços prioritários da rede restante.