Contos

boa-Sintra, Lisboa-Malveira, Porto-Braga, Porto-Alto de Vilar) incluindo variantes (140 Km)....................350 000

Modernização das grandes estradas de tráfego internacional (Lisboa-Porto e ligação à fronteira) e de outras vias de acentuado

interesse turístico (240 km)................... 950 000

Beneficiação de outras estradas, incluindo recuperação de pavimentos, rectificações de traçados e supressão de passagens de nível (2700 km)......................................1 000 000 Estradas das ilhas adjacentes

Grande reparação, incluindo correcções de traçado (38 km)................................ 22 000 45 000

Grande reparação, incluindo correcções de traçado (65 km)................................ 27 000 42 000

Os investimentos relativos às estradas no continente serão financiados pelo. Orçamento Geral do Estado (l 605 000 contos), Fundo de Desemprego (800 000 contos) e autarquias locais (24 000 contos), prevendo-se ainda a possibilidade de recurso ao crédito externo, designadamente para obras nas estradas de acesso a Lisboa e ao Porto, nas grandes estradas de tráfego internacional e em outras vias de acentuado interesse turístico.

A viação rural é tratada no capítulo "Melhoramentos rurais" e os caminhos florestais estão incluídos no capítulo "Agricultura, silvicultura e pecuária".

Quanto aos investimentos referentes às ilhas adjacentes, prevê-se que tenham a seguinte distribuição (em contos): Transportes urbanos e suburbanos Os maiores investimentos, tanto de organismos oficiais, como de empresas particulares, efectuar-se-ão sobretudo nas duas grandes cidades de Lisboa e do Porto A resolução dos problemas de transportes existentes na cidade, cuja tendência é para agravamento, e o equilíbrio económico desta empresa, requerem a aceleração do ritmo de construção das suas infra-estruturas. Considerando-se este investimento de alta prioridade, não se aguardará o termo dos estudos de rentabilidade económica, que vão iniciar-se com o III Plano, e prossegue-se desde já a fase imediata dos trabalhos. O programa considerado contempla a instalação da linha n.º 2, ou seja, a linha marginal entre Alcântara e Madre de Deus, numa extensão de cerca de 8 km, o que corresponde a completar a 1.ª fase. Com esta instalação, promover-se-á o estabelecimento de correspondências com eléctricos nos términos provisórios de Alcântara e da Madre de Deus, enquanto se não levarem a efeito os previstos prolongamentos da linha. A verba prevista para a conclusão da 1.ª fase da rede do metropolitano é a seguinte.

Construção e equipamento de 9,75 km de linha - l 200 000 contos.

Fontes de financiamento previstas autarquias locais e recurso ao crédito interno e externo. Esta empresa realizará os seguintes investimentos

Contos

Fonte de financiamento autofinanciamento privado. Os S. T. C. P. encontram-se na fase de conclusão de um plano de cinco anos, aprovado pelo Governo. No âmbito desse plano e na sua continuação, propõem-se aqueles serviços realizar os seguintes investimentos.

Financiamento: Emissão de obrigações coberta pelas instituições da previdência (63 000 coutos), empréstimo do Fundo Especial de Transportes Terrestres (80 000 contos) e autofinanciamento (21 900 contos).