campanhas profilácticas, tratamento e aquisição de soros, vacinas, equipamentos diversos e assistência técnico-veterinária.

Também a suinicultura oferece a possibilidade de contribuir com matéria-prima para a industrialização.

Quanto ao caracul e angora, a passagem à fase de exploração não será de encarar para já. Inclui-se, no entanto, o estabelecimento de unidades de recuperação, depois de alargada a etapa experimental a ilha de Maio.

Também a avicultura, pela proximidade da Guiné e em face do grande consumo em carne e ovos do porto de S Vicente, devido aos barcos que o escalam, justifica que lhe seja dispensada maior atenção, através, sobretudo, da aquisição de bons reprodutores para fomento avícola. Revestimento vegetal e trabalhos de conservação do solo e da água

No tocante à silvicultura, prevê-se a arborização em zonas de altitude mediante a criação de novas plantações (400 ha) e conservação das existentes e a constituição de cortinas de abrigo em zonas cafeícolas.

Para tirar partido de plantas aparentemente nocivas ou mesmo prejudiciais, será de toda a conveniência instalar em zonas de altitude as espécies arbustivas forrageiras que melhorem e equilibrem o trinómio regadio, pecuária e agricultura.

Cumulativamente, já que a arborização em terrenos declivosos constitui um dos melhores antídotos da erosão, surgem as necessidades de conservação do solo e da água, uns e outros indispensáveis à agricultura de Cabo Verde.

Está prevista a edificação de diques, banquetas e processos de recarga artificial, visando os troços do montante das bacias hidrográficas de maior valor económico. À execução destas tarefas será distribuída pelas ilhas de Santo Antão, Santiago e S. Nicolau.

Está prevista uma verba para constituição de pastagens arbóreas e arbustivas (cerca de 700 ha) e reconstituição de pastagens herbáceas nas ilhas de Boa Vista, Maio, Santiago, Fogo, S. Nicolau e Santo Antão. Construção de bebedouros e tanques-banheiras

O alargamento da rede de bebedouros é aspecto que deverá ser levado em linha de conta, não só pela melhoria que traz às condições de dessedentação dos gados, como também à redução dos percursos, o que diminuirá os efeitos do principal agente da degradação das pastagens o pisoteio desregrado

A construção de bebedouros e tanques-banheiras abrangerá as ilhas de Santiago, Fogo, Boa Vista, Maio, Santo Antão e S. Nicolau. Fomento cafeícola

Existem actualmente em produção cerca de 840 000 cafeeiros, ocupando uma área de 528 ha e produzindo cerca de 785 t por ano.

A importância que o café pode representar paia a economia do arquipélago, aliada às obrigações assumidas pelo País no âmbito do Acordo Internacional do Café, conduz à conclusão de que os esforços a realizar neste campo terão necessariamente de se concentrar na melhoria da produtividade das áreas em cultivo e da qualidade do café produzido.

Com esse propósito se incluem neste programa os investimentos exigidos pelo lançamento e manutenção de uma campanha de fomento cafeícola nos moldes permissíveis e tecnicamente adequados. Fomento bananícola

Durante o III Plano de Fomento os serviços de agricultura darão o seu apoio técnico ao desenvolvimento da cultura da banana, e bem assim prestar-se-á apoio financeiro através das entidades competentes. Esquemas de regadio e povoamento Aquisição de propriedades de regadio

A alteração da estrutura agrária existente, com a aquisição de propriedades de regadio, a constituição de sociedades de regadio da economia mista ou de núcleos de povoamento, assenta na projecção social e humana das obras de rega, a partir das quais se poderá expandir um equilibrado amor à terra e constituir uma sólida sociedade rural.

Na ilha de Santiago, utilizando um dos vales ali existentes, o Estado proporia aos proprietários a constituição de uma sociedade por acções, recebendo cada proprietário, em troca dos seus prédios, um volume de acções que imediatamente lhe garantiam, pelo respectivo juro, uma renda igual à que vinham auferindo com a exploração do arrendamento (o caso mais frequente que se verifica) dos seus prédios, actualmente subaproveitados. Trabalhos de adaptação ao regadio e fomento de bananicultura e horticultura nas explorações societárias ou/e comunitárias.

As propriedades paia a constituição de novas explorações de regadio em regime de sociedade de economia mista ou de núcleos de povoamento carecem de avultadas despesas em trabalhos de adaptação ao regadio, para instalação de bananais e culturas hortícolas em escala industrial. Meios de obtenção de água para rega

Além da intensificação e extensificação da prospecção de águas subterrâneas e dos processos tecnológicos da sua exploração, terá de se avançar ainda mais no domínio do aproveitamento dos recursos hídricos. Crédito agrícola

A concessão de facilidades financeiras ao pequeno e médio proprietário, em especial à exploração familiar de conta própria, constitui o processo de se contribuir para um aumento significativo do produto agrícola e para a subida, mais generalizada, do nível de vida da população.

Contudo, ainda não se criou na província uma tradição na procura de crédito agrícola. Essa tradição é contrariada também pela localização da sede da Caixa de Crédito Agrícola em Santiago, o que cria dificuldades aos possíveis utentes dispersos por outras ilhas Está, pois, prevista a ampliação doa recursos da Caixa e do alargamento do seu- âmbito de acção em modalidades de crédito, obedecendo rigorosamente aos objectivos de desenvolvimento económico-agrícola da província.