nos mercados municipais Com efeito, há que entrar em linha de conta, por exemplo, com o pescado absorvido pelo autoconsumo pela população empregada na pesca.

Cerca de 1/4 do total destina-se à preparação rudimentar de peixe seco, mas haverá ainda que considerar o pescado que foi empregado pelo sector industrial, compreendendo a congelação e a fabricação de conservas e farinhas de peixe, pelo que se teria uma produção global da ordem das 9200-9800 t por ano (abstraindo a apanha do isco vivo para a pesca do atum), de que mais de 60 por cento supririam as solicitações do consumo interno. Torna-se indispensável, durante o III Plano de Fomento, não só impulsionar o lançamento dos novos empreendimentos em estudo ou já em adiantado curso de realização, como também procurar modernizar e ampliar a frota pesqueira local, de modo a melhorar as suas possibilidades de detecção, de conservação de pescado e de âmbito de acção. Investimentos Os empreendimentos incluídos neste sector são, pois

A primeira fase do empréstimo externo à Congel, no montante de 74 500 contos, já obteve a concessão do aval do Estado. Indústrias extractivas e transformadoras Evolução recente e problemas actuais É restrito o âmbito das actividades industriais, tanto extractivas como transformadoras, em Cabo Verde unidades industriais em pequeno número, baixas produções e reduzida gama de produtos.

Nas indústrias extractivas podem apontar-se as pozolanas, o calcário e o sal, com produções relativamente modestas, com excepção do sal, actividade tradicional nas ilhas do Sal, Boa Vista e Maio.

Destinou-se essa verba para pagamento do fornecimento de quatro atuneiros purse-sainer e respectivo contrato de crédito, nos termos do Decreto-Lei n º 47 537, de 16 de Fevereiro de 1967, integrados no contrato geral que se celebrou em 1962 com a firma Fried Krupp.

Todavia, o financiamento alemão, com a devida autorização do Estado, atingirá os 284 200 contos, nos quais há a descontar os 74 500 contos já concedidos.

Resta, deste modo, uma verba de 209 700 contos, destinada a instalação frigorífica, estruturas complementares, restante frota pesqueira e industrialização, que se torna necessário actualizar por acréscimo de 7,5 por cento baseado no aumento dos custos de produção.

Por outro lado, foi autorizado o Ministério do Ultramar, pelo Decreto n º 46 990, de 2 de Maio de 1966, em nome da província, a contrair, no Banco de Fomento Nacional e no Banco Nacional Ultramarino, dois empréstimos, de 15 000 contos cada um, pagáveis aos semestres e amortizáveis em doze anuidades iguais, vencendo-se as duas primeiras em l de Dezembro de 1970.

O produto dos empréstimos referidos foi integralmente aplicado na subscrição de 30 000 acções da Companhia de Pesca e Congelação de Cabo Verde, SARL.

Além da Congel, outros empreendimentos há que carecem de ser reestruturados, como é o caso da Ultra, L.da, ou podem justificar investimentos vultosos, como, por exemplo, a empresa em projecto para operar com base na Praia, nomeadamente se a localização os tornar recomendáveis como factores de desenvolvimento económico de outras ilhas.

Na transformação de produtos agrícolas contam-se apenas o fabrico de aguardente, preparação de peles e couros e produção de carvão vegetal.

Com base na pesca, regista-se, além da congelação de peixe, a fabricação de conservas de peixe, de farinhas de peixe e de peixe seco.

As restantes indústrias existentes são as de massas alimentícias e bolachas, panificação, tabaco, refrigerantes, calçado e cerâmica. A evolução da produção das indústrias cabo-verdianas no hexénio de 1960-1965 mostra que as várias produções significativas são as pozolanas e o sal destinados ao mercado externo.