aparição. Além disso, e no contexto mais vasto de todas as actividades interessadas, há que considerar a necessidade do estabelecimento de uma rede de frio adequada às necessidades de uma agricultura produzindo para o exterior.

Circuitos de distribuição

Programa de Investimentos A rede rodoviária tem sofrido consideráveis melhorias e ampliações Em 1966, Cabo Verde dispunha já de 818 km de estradas classificadas, sendo 100 km de estradas pavimentadas e 718 km de estradas de terra. O número de veículos motorizados em circulação em 1965 era de 1469 (incluindo 295 motociclos). Os principais portos do arquipélago são o Porto Grande, em S Vicente, e o Porto Novo, em Santo An tão Entre 1959 e 1964 foram melhorados e beneficiados outros pequenos portos e adquiridas embarcações Estão actualmente em conclusão obras acostáveis acessórias para o serviço de pesca no Porto Grande, onde já está concluído o cais acostável para combustíveis líquidos, e em curso a construção do porto de Cavaleiros, na ilha do Fogo.

A tonelagem de arqueação bruta da navegação que frequentou o Porto Grande - porto que movimenta cerca de 92 por cento da tonelagem de arqueação bruta - foi, no ano de 1965, de 10 milhões. A província conta actualmente, além do aeroporto da ilha do Sal, com cinco aeródromos os de Maio, Boa Vista e S. Nicolau, com 1400 m de pista cada um, e os da Praia e de S. Vicente, com 1200 m cada um, todos podem receber aviões tipo DC-3 Dakota. As duas últimas pistas têm, cada uma, 800 m de tratamento betuminoso No aeroporto da ilha do Sal estão em curso obras de beneficiação, de forma s poder receber aviões a jacto. Dispõe a província de um navio-motor com condições boas e de alguns veleiros, mas a navegação aérea entre ilhas (e com o exterior) é de grande interesse. Quanto às telecomunicações, o panorama tem-se apresentado estacionário nestes últimos anos. Existiam, em 1965, 29 estações telegráficas e 2 radiotelegráficas, além de 2 estações telefónicas e 578 postos. Os objectivos deste sector poderão parecer exagerados em relação aos demais. Procedei de maneira diferente seria ignorar a situação geográfica da província, repartida numa série de ilhas de reduzidas dimensões, exigindo, assim, especiais cuidados todo o fenómeno que se relacione com os meios de comunicação.

Sem a sua prossecução não é possível atingir os objectivos gerais que se propõem. O incremento a dispensar à agricultura requer apreciável alargamento dos transportes rodoviários, sobretudo nas ilhas em que a mesma se torne possível Santo Antão, o maior alfobre da província em produtos alimentares, dispõe ainda de óptimos tractos de terrenos, mas o correspondente transporte utilizável confina-se apenas ao dorso do animal.

Santiago é possivelmente aquela ilha que melhores potencialidades económicas oferece, dado que a disposição do relevo não é tão desfavorável como em Santo Antão ou no Fogo.

Nestas ilhas, como nas demais, há necessidade de incrementar actividades directamente produtivas, quer se trate do sector agrícola, quer do industrial, ou mesmo do turístico, o que postula a necessidade de dispor de transportes rodoviários adequados, já como processo de escoamento dos produtos, já como meio geral de comunicação. A localização da província em pleno Atlântico e a sua distribuição por ilhas a distâncias apreciáveis entre si justifica plenamente que aos portos e cais acostáveis de menor dimensão seja dada particular relevância Na medida em que Cabo Verde importa grande porte do que consome e exporta bens de fraco valor unitário, mas em grande quantidade, como o sal, as pozolanas e as bananas, foi de todo o interesse a remodelação do porto do Mindelo, que permite já a atracação da quase totalidade dos barcos que cruzam o Atlântico, de idêntico interesse a construção do novo molhe do Porto Novo, em Santo Antão, local de embarque das pozolanas.

Assim, ao abrigo do III Plano de Fomento, em relação ao Porto Grande, foram fixados os seguintes objectivos principais:

Aquisição de instalações, máquinas, ferramentas e equipamento de laboratório,

Recargas de enrocamento do molhe n.º 2,

Serviços de atracação, compreendendo a aquisição de um rebocador e de uma lancha,

Serviços de abastecimento de géneros alimentícios e combustíveis,

Serviços de sinalização, de armazenamento para mercadorias e retenção de passageiros,

Serviços de administração. O Porto Novo de Santo Antão, que virá a ser o porto de encontro das estradas que atravessam a ilha, e por onde já hoje se exporta a pozolana, cujas instalações fabris se situam a cerca de 2 km, será, também, depois de um mais racionai aproveitamento da produção agrícola, um grande porto de exportação de géneros alimentares de que o arquipélago carece No entanto, há que dotá-lo com equipamento portuário e edifícios próprios. A ilha do Fogo carece urgentemente de ver solucionados os seus prementes problemas portuários, de modo que os embarques e desembarques de pessoas e mercadorias, por via marítima, deixem de constituir tão arris-