Com vista à indispensável planificação, tomou-se como tipo dos navios que frequentemente poderão assegurar a drenagem do sal os que possam carregar cerca de 15 000 t, o que corresponde a tonelagem bruta de 10 a 11 000 t e que em média calam cerca de 30 pés e têm aproximadamente 160 m de comprimento.
Consequentemente, há que dispor de cais com fundos úteis situados à cota (-10 m) e desenvolvimento mínimo da ordem dos 210 m. Assim, para se atingirem os fundos convenientes, o molhe terá um desenvolvimento total entre os 400 e os 500 m.
Há que construir, ameia, os edifícios portuários, e no equipamento inclui-se uma lancha a motor de 60 C. V.
Os T A. C. V. possuem dois aviões DH 104 - Dove. Os trabalhos de revisão e beneficiação executados permitirão que estes aviões prestem, sob o aspecto operativo, serviços durante mais alguns anos.
Há que atender-se, porém, a que são aviões de capacidade reduzida - nove lugares para passageiros -, e, como as solicitações aumentam, é de toda a conveniência a adopção de material de voo oferecendo maiores disponibilidades.
No estabelecimento de prioridades, julga-se mais conveniente a conclusão e o equipamento dos aeródromos existentes, de conformidade com o plano director inicial, tendo-se em atenção o serviço dos aviões ora existentes, seguindo-se a sua am pliação e adaptação ao esperado serviço do exterior.
Pelo que respeita a material de voo, tudo depende do que vier a ser estabelecido face ao novo contrato assinado com a TAP, que passará a ocupar-se dos aspectos técnicos da exploração de carreiras entre ilhas.
Programa de Investimentos