Na ilha do Sal, é sem dúvida a baía da Murdeira, situada na costa ocidental (a mais abrigada) e distando 7 km do aeroporto e cerca de 12 km de cada um dos dois centros de produção de sal, a que melhores condições oferece para a construção do porto para a exportação do sal, produto que, pela sua abundância, pode pesar sensivelmente na balança económica da província.

Com vista à indispensável planificação, tomou-se como tipo dos navios que frequentemente poderão assegurar a drenagem do sal os que possam carregar cerca de 15 000 t, o que corresponde a tonelagem bruta de 10 a 11 000 t e que em média calam cerca de 30 pés e têm aproximadamente 160 m de comprimento.

Consequentemente, há que dispor de cais com fundos úteis situados à cota (-10 m) e desenvolvimento mínimo da ordem dos 210 m. Assim, para se atingirem os fundos convenientes, o molhe terá um desenvolvimento total entre os 400 e os 500 m.

Há que construir, ameia, os edifícios portuários, e no equipamento inclui-se uma lancha a motor de 60 C. V. Para o porto de Sal-Rei, na ilha da Boa Vista, programam-se investimentos para obras acostáveis, edifícios e equipamento portuários. No Porto Inglês, na ilha de Maio, no porto da Preguiça, na ilha de S. Nicolau, e no porto da Fuma, na ilha Brava, também se consideram obras acostáveis, edifícios e equipamento portuários. Transportes aéreos No que se refere a infra-estruturas, há que proceder às seguintes obras: extensão das pistas da Praia e S. Vicente, para 2000 m, instalação de energia, água e esgotos, equipamentos, melhoramentos nas pistas de Maio, Boa Vista e S. Nicolau, edifícios; telecomunicações, e aquisição de material contra incêndios.

Os T A. C. V. possuem dois aviões DH 104 - Dove. Os trabalhos de revisão e beneficiação executados permitirão que estes aviões prestem, sob o aspecto operativo, serviços durante mais alguns anos.

Há que atender-se, porém, a que são aviões de capacidade reduzida - nove lugares para passageiros -, e, como as solicitações aumentam, é de toda a conveniência a adopção de material de voo oferecendo maiores disponibilidades.

No estabelecimento de prioridades, julga-se mais conveniente a conclusão e o equipamento dos aeródromos existentes, de conformidade com o plano director inicial, tendo-se em atenção o serviço dos aviões ora existentes, seguindo-se a sua am pliação e adaptação ao esperado serviço do exterior.

Pelo que respeita a material de voo, tudo depende do que vier a ser estabelecido face ao novo contrato assinado com a TAP, que passará a ocupar-se dos aspectos técnicos da exploração de carreiras entre ilhas.

Programa de Investimentos