[Ver tabela na imagem) Evolução recente e problemas actuais Em 1953 o número de alunos inscritos no ensino primário (oficial e particular) era de 6167; em 1964 era de 18 150, o que significa que quase triplicou em relação a 1953. Aquele quantitativo representa mais de 55 por cento da população escolar da província.

Por seu turno, o pessoal docente passou de 149 professores em 1953 para 378 em 1964, ou seja, cresceu a uma taxa anual de 8,8 por cento. O número de salas cresceu a uma taxa inferior a l por cento (0,9 por cento) por ano, e para o número de escolas a taxa homóloga era de 1,2 por cento. Tendo em conta a taxa de crescimento demográfico, verifica-se que a capacidade de escolas, de equipamento e pessoal existentes atingiu o ponto de saturação.

O número de alunos a cargo de cada professor e o número de alunos por sala de aula são crescentes. A percentagem de aproveitamento, que em 1953 era de 62 por cento, tinha em 1964 o valor de 61 por cento. Daqui se infere que, embora as salas de aula e os professores tenham aumentado em número, são ainda manifestamente insuficientes para as necessidades decorrentes do aumento de alunos inscritos. Quanto ao ensino secundário, o esforço feito no período de 1953 a 1964 foi ainda maior. Até 1960 existia um só liceu na província, o do Mindelo, que tinha desde 1955 uma secção a funcionar na cidade da Praia, a partir de 1960 passaram a existir dois liceus (Praia e Mindelo).

O ensino técnico e profissional é ministrado numa escola industrial e comercial, funcionando no Mindelo desde 1957.

Existem ainda um seminário (Praia), duas escolas de enfermagem (Praia e Mindelo), uma escola de aprendizado agrícola (S. Jorge dos Órgãos - Santiago), uma escola de artes e ofícios (Praia) e institutos de cursos especiais.

É o seguinte o movimento do ensino secundário durante o período considerado. Em resumo, verifica-se que os problemas do ensino em Cabo Verde são prementes, mormente no que se refere ao ensino primário, sector em que é necessário um grande esforço de recuperação. Quanto ao ensino secundário, parece que, a efectivar-se um programa acelerado de desenvolvimento económico, conviria incrementar-se para isso o ensino técnico (industrial, agrícola e comercial). Os objectivos no subsector Educação para o III Plano de Fomento são:

1.º No ensino primário generalização progressiva ao ensino, de forma a escolarizar 70 por conto da população em idade escolar, em 1973.

Para atingir tal objectivo e partindo das seguintes hipóteses de base: Desenvolvimento da população com variações decenais de crescimento, a década de 1961-1970 sem crises; movimento migratório não considerado;

b) A população escolar primária (dos 6 aos 14 anos) corresponde a 18 por cento da população total;

torna-se necessário que: A população escolar cresça à taxa anual de 8 por cento;