A acção principal a desenvolver em Cabo Verde, dentro de um programa de saúde a realizar nos anos mais próximos, deverá mostrar-se orientada no sentido da prevenção das doenças, tanto no âmbito da higiene pública (saneamento) como no que mais directamente incumbe aos serviços de saúde através da medicina preventiva.
A partir destas directrizes, prevêem-se como objectivos concretos de acção os seguintes:
Tuberculose.
2) Busca activa de doentes através de rastreios, designadamente radiofotográficos e bacteriológicos,
3) Funcionamento da conveniente assistência médico-cirúrgica aos enfermos.
Lepra - Prosseguimento da campanha que vem sendo desenvolvida até completa extinção dos casos existentes.
Ancilostomíase.
2) Desparasitação de massa periódica, para esta e para outras verminoses, e paciente acção educativa das populações rurais, continuando ao mesmo tempo a proporcionar às massas populacionais sistemas simples e pouco onerosos, como retretes e fossas para dar destino adequado aos dejectos.
Malária - Continuação da acção profiláctica contra o vector.
2) Controle da propagação destas infecções.
Vacinações - Intensificação da vacinação antivariólica num ritmo que permita obter a protecção integral da população, com vista à erradicação da pestilência.
Protecção materno-infantil - Visa-se fundamentalmente a criação escalonada de novos dispensários materno-infantis nas áreas onde eles não existam e o reequipamento e remodelação de alguns dos existentes que ofereçam escassos rendimentos, por forma a torná-los em órgãos mais activos, de finalidade essencialmente profiláctica.
Alimentação e nutrição. - Visa-se proporcionar aos grupos populacionais mais embrionários o equilíbrio nutritivo desejável.
1} Continuação da construção de hospitais centrais e regionais, com vista à concentração de todos os meios técnicos adequados às suas funções, sem prejuízo de conclusão de obras em curso nos hospitais sub-regionais;
2) Promoção do estabelecimento de carreiras de médicos, e de técnicos auxiliares e de condições para a sua fixação nos centros regionais;
3) Estruturação de uma rede de transportes de doentes com elementos do sistema hospitalar;
4) Prosseguimento da política de reapetrechamento hospitalar.
A partir destas directrizes prevêem-se os seguintes objectivos concretos de acção:
2) Hospital da Ribeira Grande (Santo Antão);
3) Hospital do Sal;
4) Enfermaria para T. P. em S Vicente;
5) Enfermaria para T. P. em Santa Catarina;
7) Outras obras a fazer eventualmente;
A partir desta directriz prevêem-se os seguintes objectivos concretos de acção:
2) Concessão de bolsas a pessoal técnico e administrativo, em geral, dos Serviços de Saúde e Assistência, para várias formas de aperfeiçoamento, em qualquer parte do território nacional;
3) Apoio ao ensino na escola técnica de enfermagem, sob as formas que forem julgadas mais convenientes;