Indústrias extractivas e transformadoras Evolução recente e problemas actuais Os estudos de geologia de superfície, realizados por numerosos geólogos nacionais e estrangeiros, e os trabalhos de geologia profunda efectuados por iniciativa do Governo da província levaram a um conhecimento geológico da Guiné Portuguesa que permite desde já a publicação de uma carta geológica, o estabelecimento de um programa de prospecção mineira e a elaboração de um esboço hidrogeológico. Até agora a prospecção de jazigos minerais incidiu apenas sobre o petróleo e os conjuntos ilmenite-zircónio e alumínio-vanádio, aos quais se atribuíram reservas totais da ordem dos 110 milhões de toneladas de minério, que se considera pobre, mas aproveitável. Na pesquisa e exploração de petróleo, procedeu-se ao pré-reconhecimento geológico de toda a província e ao reconhecimento sistemático da mancha ceno-mesozóica, efectuando para o efeito estudos gravimétricos e sísmicos, sondagens estratigráficas e profundas, algumas acompanhadas de diagramas sónicos, nucleares e eléctricos, não se tendo descoberto petróleo. Reiniciados os trabalhos de 1966, após nova concessão, vem sendo feita intensa prospecção sísmica na área marítima. É diminuto o significado das indústrias transformadoras existentes na economia da província, com efeito, absorvem uma parcela minúscula da população activa pelo censo de 1950, não deveria sequer atingir os 2 por cento, e abrangia um número escasso de actividades e unidades, reduzindo-se praticamente ao aproveitamento de três produtos - o amendoim, o arroz e o cachéu - e a algum artesanato de carácter mais ou menos rudimentar. Muito baixo é também o grau de transformação operado e a laboração é, em geral, intermitente. Por conseguinte, é pouco importante o valor acrescentado. Em 1962, a parte do produto interno bruto a preços de mercado originados pelas indústrias manufactureiras não excederia 1,2 por cento.

A produção industrial no período de 1959-1965 foi a que consta do mapa seguinte:

(a) Esta dados referem-se só à produção das principais explorações fabris declarada aos serviços de economia. A exportação de amendoim descascado tem sido muito superior.

b) Quantidade exportada

c) A produção de limonadas ocupa o l º lugar, seguida da de laranjadas

d) Quantidade exportada para a metrópole.

Nos últimos três anos, as produções de arroz descascado, óleo de palma e farinha de peixe caíram verticalmente. Decresceram também as produções de sabão e refrigerantes. Apenas manteve um passo regular de crescimento a extracção de óleo de amendoim. Sobre as perspectivas, a mais ou menos largo prazo, no campo das indústrias transformadoras e complementares da agricultura, silvicultura, pecuária e pesca, apresenta-se a seguir um quadro de potencialidades, que não tem, de forma alguma, a pretensão de ser exaustivo.