Evolução recente e problemas actuais Rede rodoviária A. extensão total da rede de estradas é de 8102 km,

assim distribuídos.

Em 1965 estavam em circulação na província 2642 veículos automóveis, sendo 1632 ligeiros, 672 pesados e 838 motociclos.

A rede de carreiras regulares de transporte colectivo de passageiros tem, no presente, uma baixa densidade de circuitos, explorados por empresas que dispõem, salvas raras excepções, de uma frota de viaturas sem condições adequadas de conforto ou de higiene Os itinerários actuais cobrem apenas Bissau-Mansoa, Bissau-Biambo, Bissau-Cacheu (via João Landim, servindo Safim, Bula, Co, Felundo, Tenxeira Finto e Cacheu), Teixeira Finto-Caió e Bissau-Prábis Portos, navegação marítima, fluvial e costeira O porto de Bissau é o único conjunto portuário da província Polariza o grosso da importação, exportação e cabotagem Está ]á em execução a construção de um novo cais de cabotagem e pesca (cais de Bolola), com 320 m de muralha ao longo da margem direita, para montante da ponte existente, que ira substituir o velho cais do Pijiguiti (agora asfaltado) Neste serão implantadas novas edificações dos Serviços de Marinha, e será abandonado logo que o novo entre ao serviço Fará jusante das oficinas navais estão a ser iniciados os trabalhos de construção de um plano inclinado, que muito beneficiará a assistência técnica, alagens, carenagens, fabricos diversos aos navios e embarcações com um comprimento e uma arqueação bruta até cerca de 45 m e 300 t, respectivamente. As dragagens que vão ser efectuadas na testa da actual ponte possibilitarão a atracação de navios de maior calado. No entanto, a curto prazo, e em face do elevado investimento que isso representará, não se prevê a ampliação dos braços do T. Vão ser erguidos mais quatro armazéns de tráfego e estabelecido um novo parque de material.

Em 1964 escalaram o porto 85 navios de longo curso, provenientes do exterior da província. O movimento de carga e descarga ascendeu a 124885 t de produtos, embarcaram-se 29 576 t, desembarcaram-se 69 682 t, o cabotagem participou no total com 25 677 t No l º semestre de 1965, o tráfego de navios e de carga registado foi de 46 e 70 833 t, respectivamente.

Depois de Bissau, os principais portos abertos à navegação são Bambadinca, Binta, Buba e Bolama Os três primeiros vão ser dotados com obras acostáveis que lhes propiciem um mínimo de condições de desenvolvimento Bambadinca, quando se concretizar a abertura da estrada asfaltada ligando a Mansoa, virá presumivelmente a ocupar o segundo lugar entre os portos da província, por ora detido por Bmta (rio Cacheu), que possui já um cais com dois pontões de madeira Bolama, porto de excelentes condições naturais, dispõe de uma ponte fixa descimento com cerca de 130 m de comprimento.

Encontram-se ainda cais acostáveis de estrutura muito rudimentar em Binar, Cabedu, Cachil, Cacme, Enxudé, Empada, Farim, Jeta, Bubaque, S Domingos, S João e Teixeira Finto, entre outras localidades. Transportes aéreos e aeroportos Além do aeroporto internacional de Bissau, com uma pista asfaltada de 2400 m, a província está suficientemente ocupada por campos de aterragem de teria batida, de comprimento variável entre 2200 m e 500 m.

A TAP explora as carreiros semanais com a metrópole O tráfego interior está a cargo dos T A G P , que desfrutam agora de autonomia administrativa e financeira.

A frota dos T A G F compõe-se, actualmente, de dois aviões Heron (quadrimotores com lotação paia 17 passageiros ou capacidade para 1800 kg de carga), três Dornier 27 (monomotores para 5 passageiros ou disponibilidade de 500 kg), um Cessna (monomotor paia 8 passageiros ou uma disponibilidade de 300 kg) e dois Anatar (monomotor para 2 passageiros).

Apesar da modéstia dos meios disponíveis, a cobertura aérea da província parece satisfazer as necessidades actuais, no entanto, o desenvolvimento esperado das actividades á requerer ampliação da frota. Estão em curso de execução ou estudo os empreendimentos já previstos no Flano Intercalar, tais como rede interna de VHF e emissores regionais da Emissora Nacional e seu apetrechamento (baixa frequência).

As actuais dificuldades de transporte terrestre tom agravado o problema da conservação da rede interna de VHF e impedido que os equipamentos sejam submetidos aos ensaios de rotina recomendados pelos fabricantes. Tem-se em vista fundamentalmente o alargamento e a melhoria da rede rodoviária, quer pela abertura de novas estradas pavimentadas, quer pela pavimentação de estradas já existentes, quer ainda pela construção de obras de arte especiais (pontes) Assim, o apetrechamento e manutenção da brigada de estudos e construções de estradas, a aquisição de equipamento mecânico para os Serviços de Obras Públicas e a reorganização das oficinas de obras públicas tornam-se indispensáveis. Portos e navegação marítima, fluvial e costeira Porto. Os objectivos compreendem a ampliação e beneficiação dos infra-estruturas dos portos secundários e de Bissau, incluindo dragagens de acessos, melhoria de obras acostáveis, construções de pontes-cais e aquisição de material portuário diverso.

Nos portos secundários estão englobados os de Teixeira Finto, Cacheu, S Domingos, Binta, Bigene, Fanm, Bambadinca, Buba, Empada, Catió, Fulacunda e Cacme.

Navegação marítima, fluvial e costeira Pretende-se melhorar o sistema de transportes pelo aperfeiçoamento das comunicações fluviais e interinsulares