portos de transportes frigoríficos para a exportação de peixe congelado, que poderão ser aproveitados para outras cargas, e no retomo favorece a importação de produtos congelados.

A recente constituição de uma empresa armadora nacional votada ao transporte frigorífico, que deverá demandar também portos de Moçambique, possibilitará o transporte de peixe seco, meia cura, para aquela província.

Os investimentos previstos incluem, além de outros Congelação rápida e conservas de peixe, unidades de farinação de subprodutos, empreendimento a levar a efeito no Saco do Giraul (Moçamedes),

b) Câmaras frigoríficas, com a capacidade de 5000m3, com fabrico de gelo e secção de farinhas e óleos de peixe, empreendimento a levar a efeito em Moçamedes,

c) Fábrica de conservas de atum com o necessário apoio de frio, empreendimento a levar a efeito por sociedade, em constituição, de vários industriais do sector de Moçamedes,

d) Conservas e congelação de atum, a levar a efeito em Benguela pela Conserveira de Benguela,

e) Congelação na Baía Farta

3.1. Pesca local artesanal e do alto

3.4.1. Pesca artesanal Existem ao logo da costa, principalmente no Norte, largas camadas de população exclusivamente votadas a pesca, utilizando meios precários e sem estrutura comercial de apoio Havendo que modificar tal quadro, pretende-se facultar a estes pescadores os meios necessários para uma pesca mais rendosa, apoiada em estrutura comercial conveniente. Prevê-se que a contribuição de tais pescarias resolverá o abastecimento ao Noite de peixe fresco e refrigerado, destinando-se o remanescente às oficinas cooperativas de salga e seca que o Instituto fomentará e apoiará.

De morte para sul, a organização da pesca artesanal será feita nos seguintes pontos lagoa de Massabi, Luanda, Cabinda, Santo António do Zaire, Ambuzete, Musserra, Ambaz, Luanda, Egipto e Lobito.

Serão fornecidas aos pescadores embarcações, paia companhas de oito a dez homens, de modelo especialmente desenhado para o efeito

Na lagoa de Massabi, Sazaire, Ambuzete, Musserra e Egipto favorecer-se-á a constituição de oficinas de salga e seca cooperativas para transformação do excedente de peixe.

Para apoio aos núcleos de Lândana, Cabinda, Sazaire, Ambuzete, Musserra, Ambaz e Lobito prevê-se a instalação de pequenas unidades de fabricação de gelo em Lândana, Cabinda e Ambaz, câmaras de congelação e conservação.

3.4.2. Renovação da frota e artes de pesca Contando a frota de Angola com cerca de 245 trameiras de pesca de cerco com comprimento superior a 12 m, das quais 45 por cento têm idade superior a dez anos e 20 por cento superior a quinze anos, preconiza-se a sua substituição gradual, com financiamento do Fundo de Apoio.

3.4.3. Embarcações para arraste costeiro Este investimento particular poderá, por si só, modificar a estrutura da indústria da pesca de Angola, favorecendo um movimento DO sentido de se desenvolver uma pesca mais rendosa do que aquela que actualmente se pratica Com efeito, as estruturas actuais baseiam-se na pesca de pelágicos, que se destinam quase exclusivamente à fabricação de subprodutos, tais como as farinhas e óleos da peixe Com o desenvolvimento do arrasto do alto e cos teu o entrará a província decisivamente no caminho certo, fazendo uma exploração mais racionar do mar.

Tais pescarias terão o suporte de não adequado, que, cumulativamente, possibilitará a congelação de quantidades apreciáveis de pelágicos -carapaus-, que são bem aceites pelos estratos da população menos favorecida.

3.4.4. Atuneiros Situando-se a captura do atum ao largo e ao longo da costa da área de Benguela a nível satisfatório, preconiza-se o incremento destas pescas com barcos melhor apetrechados paia o efeito De igual modo, na zona de Moçamedes, têm estas pescas reais possibilidades de expansão O apetrechamento do sector com câmaras de congelação, que se processará no decurso do Plano, muito contribuirá para um maior e melhor aproveitamento destas pescas.

Está, desde já, prevista a construção de seis atuneiros, empreendimento a levar a efeito pela Empresa de Pesca de Aveiro, e mais dez, das duas empresas de congelação e conservas, a constituir pelos industriais do distrito de Benguela.

3.4.5. Atuneiros congeladores Este empreendimento particular dá à- província posição nas pescas atlânticas do atum.

Estando programado o equipamento dos portos de pesca de Luanda e Porto Alexandre com câmaras de congelação e conservação, ficará Angola a dispor de bases perfeitas para a pesca do atum do alto Deste modo, está desde ]á prevista a construção de três unidades, empreendimento a levar a efeito pela Empresa de Pesca de Aveiro e pela Empresa de Congelação dos Industriais de Benguela (a constituir).

3 4.6. Arrastões congeladores Está prevista a constituição inicial de duas unidades, empreendimento a levar a efeito pela Empresa de Pesca de Aveiro, e, além de outros, possivelmente alguns arrastões da Sociedade dos Armadores de Pesca de Angola, S.A R. L.

3.6. Estaleiros para a construção e reparação de embarcações A frota de pelágicos da província carece de ser gradualmente substituída, adoptando-se modelo diferente do tradicional, que não serve, por inadequado

Tais barcos não podem ser construídos por meros carpinteiros, que não oferecem as garantias que são de