portos de transportes frigoríficos para a exportação de peixe congelado, que poderão ser aproveitados para outras cargas, e no retomo favorece a importação de produtos congelados.
A recente constituição de uma empresa armadora nacional votada ao transporte frigorífico, que deverá demandar também portos de Moçambique, possibilitará o transporte de peixe seco, meia cura, para aquela província.
Os investimentos previstos incluem, além de outros
b) Câmaras frigoríficas, com a capacidade de 5000m3, com fabrico de gelo e secção de farinhas e óleos de peixe, empreendimento a levar a efeito em Moçamedes,
c) Fábrica de conservas de atum com o necessário apoio de frio, empreendimento a levar a efeito por sociedade, em constituição, de vários industriais do sector de Moçamedes,
d) Conservas e congelação de atum, a levar a efeito em Benguela pela Conserveira de Benguela,
e) Congelação na Baía Farta
3.1. Pesca local artesanal e do alto
3.4.1. Pesca artesanal
De morte para sul, a organização da pesca artesanal será feita nos seguintes pontos lagoa de Massabi, Luanda, Cabinda, Santo António do Zaire, Ambuzete, Musserra, Ambaz, Luanda, Egipto e Lobito.
Serão fornecidas aos pescadores embarcações, paia companhas de oito a dez homens, de modelo especialmente desenhado para o efeito
Na lagoa de Massabi, Sazaire, Ambuzete, Musserra e Egipto favorecer-se-á a constituição de oficinas de salga e seca cooperativas para transformação do excedente de peixe.
Para apoio aos núcleos de Lândana, Cabinda, Sazaire, Ambuzete, Musserra, Ambaz e Lobito prevê-se a instalação de pequenas unidades de fabricação de gelo em Lândana, Cabinda e Ambaz, câmaras de congelação e conservação.
3.4.2. Renovação da frota e artes de pesca
3.4.3. Embarcações para arraste costeiro
Tais pescarias terão o suporte de não adequado, que, cumulativamente, possibilitará a congelação de quantidades apreciáveis de pelágicos -carapaus-, que são bem aceites pelos estratos da população menos favorecida.
3.4.4. Atuneiros
Está, desde já, prevista a construção de seis atuneiros, empreendimento a levar a efeito pela Empresa de Pesca de Aveiro, e mais dez, das duas empresas de congelação e conservas, a constituir pelos industriais do distrito de Benguela.
3.4.5. Atuneiros congeladores
Estando programado o equipamento dos portos de pesca de Luanda e Porto Alexandre com câmaras de congelação e conservação, ficará Angola a dispor de bases perfeitas para a pesca do atum do alto Deste modo, está desde ]á prevista a construção de três unidades, empreendimento a levar a efeito pela Empresa de Pesca de Aveiro e pela Empresa de Congelação dos Industriais de Benguela (a constituir).
3 4.6. Arrastões congeladores
3.6. Estaleiros para a construção e reparação de embarcações
Tais barcos não podem ser construídos por meros carpinteiros, que não oferecem as garantias que são de